Topo

5 a 0, seleção e vitória de 'Série A' Interino assume Inter pela 3ª vez

Odair Hellmann treinou Inter na vitória em cima do Palmeiras, na Copa do Brasil -  VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Odair Hellmann treinou Inter na vitória em cima do Palmeiras, na Copa do Brasil Imagem: VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2017 11h00

O treinador do Internacional na reta final da Série B é um velho conhecido no estádio Beira-Rio. Odair Hellmann, 41 anos, assume interinamente o Colorado pela terceira vez e tem a missão de concluir a volta à elite do futebol brasileiro. Sobrevivente da tragédia com o ônibus do Brasil de Pelotas, auxiliar técnico fixo desde 2013 e integrante da seleção olímpica que faturou a inédita medalha de ouro nos Jogos do Rio de Janeiro. Ex-volante revelado pelo próprio clube, ele é a aposta da direção para fazer o time melhorar nos últimos dias do ano.

Odair já treinou o Inter em 2015 e neste ano. Em ambas oportunidades assumiu o time logo após as demissões de Diego Aguirre e Antonio Carlos Zago. Agora pega o boné depois da saída de Guto Ferreira, com quem havia trabalhado ainda como jogador.

Internamente o Colorado aposta que a boa relação do interino com o grupo seja capaz de injetar ânimo e, por consequência, melhorar o desempenho individual e coletivo. Mas Odair não é só motivação.

Depois de se fixar na comissão técnica principal, Hellmann recebeu autorização do Inter e fez cursos da CBF para incrementar os trabalhos diários. Com Diego Aguirre já havia conquistado espaço. Com Argel Fucks também teve protagonismo na rotina. E o bom trabalho de campo rendeu convocação de Rogério Micale para trabalhar com Neymar, Gabriel Jesus e companhia.

“O Odair trabalha conosco há muito tempo e o grupo gosta dele. Vai passar as ideias, vai trabalhar mais o mental talvez. Vai conversar sobre o que precisamos na terça-feira (contra o Oeste, em Barueri)”, comentou D’Alessandro.

O jogo com o Oeste pode confirmar o acesso matemático do Inter. Para isso, o Colorado necessita de um mero empate. Mas se perder, só conseguirá subir pela matemática na última rodada. Depois da partida em Barueri, o Internacional ainda pega Goiás em Goiânia e Guarani, em Porto Alegre, no dia 25 de novembro.

Odair Hellmann comandou o Inter em dois jogos depois da saída de Diego Aguirre. Perdeu o Gre-Nal 407 por 5 a 0 e ganhou do Fluminense por 1 a 0. Neste ano, treinou no Colorado na vitória por 2 a 1 em cima do Palmeiras, na Copa do Brasil. Apesar do triunfo, o time foi eliminado no saldo de gols. A atuação no Beira-Rio contra  o então campeão brasileiro agradou. E até hoje é citada pelos dirigentes e jogadores como uma das melhores no ano. Como time de Série A mesmo disputando a segunda divisão em 2017.

Agora, surge uma nova chance para Odair Hellmann. E para o Internacional.