Topo

Inter joga em nova chance de subir antes e para abafar turbulência

William Pottker será centroavante do Inter na ausência de Leandro Damião, lesionado - Ricardo Duarte/Inter
William Pottker será centroavante do Inter na ausência de Leandro Damião, lesionado Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

14/11/2017 11h00Atualizada em 14/11/2017 15h24

Barueri, 20h30 (Brasília) do dia 14 de novembro de 2017. Essa é a nova chamada para o Internacional conseguir o acesso matemático de forma antecipada na Série B do Brasileirão. Líder por um longo período e franco favorito ao título, o Colorado enfrenta o Oeste para aplacar o cenário conturbado das últimas semanas e evitar o fato histórico de não ter consegui retornar antes do término do campeonato.

Pode parecer pouco, mas não é. Mais forte financeiramente e melhor estruturado que os adversários da segundona, o Inter sempre teve como meta subir antes. A queda brutal de rendimento nas últimas semanas fez o plano ruir. E custou até o emprego de Guto Ferreira.

Agora, é quase tudo ou nada. Um empate com o Oeste já serve para a vaga na elite ser confirmada matematicamente. Mas se o Internacional perder vai precisar de pelo menos dois pontos e de resultados paralelos para subir no final de semana.

Isso tudo porque o Oeste é adversário direto. Quinto colocado, com 57 pontos, o time de Roberto Cavalo tem chances de ficar com uma das quatro vagas. Se perder, o Inter não poderá garantir acesso matemático no jogo seguinte. No sábado, o Colorado enfrenta o Goiás em Goiânia.

O acesso do Internacional, atualmente, é virtual. A pontuação acumulada depois de 35 rodadas (com Antonio Carlos Zago e depois Guto Ferreira) historicamente garante vaga na primeira divisão. Mas no contexto de 2017 ainda não.

“Temos que virar a chave de tudo o que ocorreu no grupo. Temos que conquistar logo o acesso. Estamos entusiasmados para buscar o resultado e ter tranquilidade nos últimos dois jogos”, comentou Camilo, uma das novidades no time para o jogo no interior de São Paulo.

O acesso matemático já podia ter sido confirmado antes. Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o Inter desperdiçou todas as chances. No último sábado, cedeu empate ao Vila Nova-GO e viu a torcida protestar do lado de fora do Beira-Rio. Quase simultaneamente, decidiu demitir Guto Ferreira e promover o auxiliar técnico Odair Hellmann por três rodadas.

O desempenho fraco do time, atuações individuais abaixo do esperado e a queda de Guto transformaram o que era para ser um ambiente tranquilo em quadro turbulento. A diretoria voltou a ser criticada, o grupo de jogadores passou a ser contestado outra vez e no meio do caminho até a corrida pelo título ficou na poeira.

“O futebol brasileiro tem destas situações. Acatamos a decisão da diretoria... Essas trocas repentinas ocorrem no país. Somos cascudos, já passamos por isso antes. Aqui no Brasil tudo precisa ser superado rápido também”, disse Camilo.

FICHA TÉCNICA
OESTE X INTERNACIONAL

Data e hora: 14/11/2017 (terça-feira), às 20h30 (Brasília)
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Árbitro: Péricles Bassols
Auxiliares: João Luiz Coelho de Albuquerque e Marcelino Castro de Nazaré

OESTE: Rodolfo; Daniel Borges, Joilson, Leandro Amaro e Willian Cordeiro; Wilson Matias, Betinho (Lídio) e Mazinho; Raphael Luz, Robert e Gabriel Vasconcelos
Técnico: Roberto Cavalo

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes, Cláudio Winck, Thales, Léo Ortiz e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, Felipe Gutiérrez, Camilo e Eduardo Sasha; William Pottker
Técnico: Odair Hellmann (técnico interino)