Topo

Polícia tem suspeito de matar torcedor em Campinas e crê em briga combinada

Felipe Pereira, Marcello De Vico e Olga Bagatini

Do UOL, em São Paulo

05/05/2018 17h48

A polícia identificou um suspeito pela morte do torcedor da Ponte Preta Leonardo Bernardes, 18 anos, assassinado com um tiro nas costas durante uma briga entre torcedores do Guarani e da Ponte Preta neste sábado (5). Em entrevista ao UOL Esporte, o delegado José Ricardo Arruda Marchetti, da 4ª DP de Campinas, disse crer que o confronto foi previamente combinado nas redes sociais, mas não tem mais informações sobre os motivos e o número de participantes do conflito. 

Segundo Marchetti, torcedores dos dois times se encontraram na Praça São Bernardo, em Campinas, na manhã deste sábado, horas antes do clássico entre as equipes pela Série B do Campeonato Brasileiro. Quando os policiais chegaram ao local, a briga já havia terminado, e as testemunhas estavam receosas de dar detalhes sobre o confronto. 

A reportagem entrou em contato com membros das organizadas Fúria Independente (Guarani) e Torcida Jovem (Ponte Preta), que também não quiseram comentar o caso. “Não sabemos [o exato número de torcedores envolvidos], mas era uma quantidade considerável. Quando a Polícia chegou já não tinha mais ninguém”, disse Marchetti. “Informalmente, já temos o autor dos fatos. O Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa de Campinas já está em diligência”, explicou o delegado.

A Polícia Militar recebeu uma ligação anônima às 11h55, com informações sobre uma briga generalizada e disparo de arma de fogo na Rua Alagoas, vizinha à Praça São Bernardo. O ponte-pretano Leonardo Bernardes foi atingido e socorrido por membros da própria Torcida Jovem da Ponte, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

A briga entre as torcidas organizadas de Guarani e Ponte Preta não é nenhuma novidade em Campinas. Quase um mês antes do clássico, a Torcida Jovem – da qual Leonardo fazia parte – foi invadida por torcedores bugrinos após a conquista da Série A-2 do Paulista e completamente depredada. A organizada alvinegra chegou a registrar boletim de ocorrência e enviou um ofício às autoridades alertando para os riscos do jogo entre os dois times.

Duas semanas depois, no primeiro dia de venda de ingressos para o clássico, mais brigas entre as torcidas foram registradas. Vinte pessoas foram presas depois de duas brigas, uma no período da manhã, próxima ao Brinco de Ouro, e outra já no fim da tarde, em frente ao 10º DP. Nesta última, cerca de 20 torcedores tentaram invadir o distrito policial, mas a ação logo foi contida pela polícia, que prendeu 11 deles. Especula-se que o objetivo de alguns dos aficionados era libertar algum dos presos que estavam detidos no local.

Torcedor bugrino baleado

Em outra briga, já no início da tarde, foi a vez de um torcedor do Guarani levar a pior. Segundo a PM, ele foi baleado em uma rua próxima ao Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, e encaminhado a um hospital. Não há informações sobre o estado de saúde do bugrino.