Santa bate Sampaio Corrêa e ganha um título nacional pela primeira vez

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Santa Cruz fez história neste domingo ao ganhar do Sampaio Corrêa por 2 a 1, no Arruda, pelo segundo jogo da final da Série C do Campeonato Brasileiro. Com gols de Dedé e Flávio Caça-Rato, o time pernambucano se sagrou campeão e ganhou o primeiro título nacional de sua história. Cleitinho diminuiu para a equipe maranhense.

O clube, que fará 100 anos em 2014 também tem 27 estaduais, e disputará a Série B na próxima temporada juntamente com o próprio Sampaio Corrêa, Luverdense-MT e Vila Nova-GO.
 
A decisão começou com o Sampaio Corrêa tentando surpreender o Santa Cruz logo primeiro minuto de partida. Com um início fulminante, a equipe visitante quase abriu o placar em uma cobrança de escanteio. Lucas cobrou, Eloir cabeceou e a defesa do time pernambucano fez o corte.

O Santa Cruz não se intimidou e rapidamente conseguiu equilibrar a partida. Empurrada por sua fanática torcida, a equipe da casa começou a envolver o adversário e criou diversas chances de gol.

Flávio Caça-Rato apareceu com perigo pelo lado direito e cruzou para Luciano Sorriso finalizar para fora, aos 29. A pressão acabou surtindo efeito, aos 36, quando Dedé abriu o placar para o Santa. Luciano Sorriso arriscou de fora da área, Rodrigo Ramos defendeu parcialmente e o volante, livre, chutou cruzado para deixar sua marca.

Mesmo com a vantagem parcial, o Santa Cruz seguia jogando com seriedade e dois minutos depois esteve próximo de marcar mais um gol. Flávio Caça-Rato cabeceou após cobrança de escanteio executada por Oziel e Rodrigo Ramos fez a defesa. Porém, a etapa terminou mesmo com a vitória dos pernambucanos pela diferença mínima.

Bastou o segundo tempo iniciar para o Santa Cruz ampliar sua vantagem. Com menos de um minuto, Dedé recuperou a bola, rolou para Flávio Caça-Rato e o atacante aproveitou uma falha de Robinho para fazer 2 a 0.

O segundo gol mexeu com o Sampaio Corrêa, que buscou diminuir com Mimica e Tiago Cardoso defendeu, aos cinco. Os visitantes seguiam na pressão e acabaram sendo premiados com o tento marcado por Cleitinho, aos 34. Entretanto, o Santa Cruz soube se defender para segurar a vitória e ganhar o título da Série C.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos