Carioca 2016

Regulamento

O Campeonato Carioca – Série A-2016 tem 16 participantes. Na primeira fase, eles foram divididos em dois grupos (A e B) com oito times cada. As equipes de um grupo enfrentam as do outro, em turno único, em oito rodadas.

A segunda fase também será composta por dois grupos de oito equipes cada. Os quatro primeiros colocados de cada chave na primeira fase formarão o grupo C; os quatro últimos, o grupo D. Nesta etapa, os times jogam dentro de seus respectivos grupos, em turno único, em sete rodadas.

\t

Classificam-se para as semifinais os quatro primeiros do grupo C, com duelos definidos por cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º), em jogo único. O 1º e o 2º do grupo C têm a vantagem do empate. Os vencedores disputam o título estadual em dois jogos. Na decisão, o saldo de gols é o primeiro critério de desempate. Caso a igualdade persista, haverá disputa por pênaltis.

O 1º colocado do grupo C será declarado campeão da Taça Guanabara. A Taça Rio será disputada pelos times que terminarem em 5º e 6º do grupo C, além do 1º e 2º no grupo D. Os duelos das semifinais são 5º C x 2º D e 6º C x 1º D, em apenas um confronto. Os vencedores fazem a final, também em jogo único. Haverá decisão por pênaltis se alguma destas partidas da Taça Rio terminar empatada.

Os dois últimos colocados no grupo D serão rebaixados de forma direta, exceto se:

- mais de dois times terminarem em último com o mesmo número de pontos. Neste caso, eles formam o grupo X, com jogos em turno e returno. Os dois piores são rebaixados.

- um time terminar isolado em último (rebaixamento direto) e dois empatem em pontos em penúltimo. Haverá duas partidas extras entre os penúltimos e cai quem somar menos pontos nestes duelos. O saldo de gols é critério de desempate e haverá pênaltis caso a igualdade persista.

- um time terminar isolado em último (rebaixamento direto) e mais de dois empatem em pontos em penúltimo. Os penúltimos formam o grupo X, com jogos em turno e returno. O pior classificado é rebaixado.

O campeão e o vice da Série B-2016 sobem para a primeira divisão.

Os critérios de desempate para os grupos A, B, C, D e um eventual X são os seguintes:

a) Maior número de vitórias dentro do grupo;

b) Maior saldo de gols dentro do grupo;

c) Maior número de gols pró dentro do grupo;

d) Confronto direto (apenas para os grupos C e D);

e) Menor número de cartões amarelos e vermelhos em todo o torneio;

f) Sorteio.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos