O campeonato será disputado em turno único, distribuídos em três fases: Taça Guanabara (fase classificatória), semifinal e final.

A Taça Guanabara será disputada em 15 rodadas, com as associações jogando entre si em turno único, em confronto direto, classificando-se para as semifinais as quatro primeiras colocadas ao final desta fase, sendo a primeira colocada declarada Campeã da Taça Guanabara. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B no ano seguinte. Se mais de dois times terminarem empatados na última colocação, com o mesmo número de pontos, será criado um grupo X e as equipes jogarão entre si no sistema de turno e returno. Se houver empate na penúltima posição, haverá um mata-mata (no caso de duas equipes com pontuação igual) ou a formação do grupo X (com mais de duas equipes iguais em pontos).

Os quatro melhores se enfrentam pelas semifinais, em cruzamento olímpico (1ºx4º e 2ºx3º), com jogos de ida e volta no sistema mata-mata. A final é disputada no mesmo sistema.

Ocorrendo empate em pontos ganhos serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;

2º) Maior saldo de gols;

3º) Maior número de gols pró;

4º) Confronto direto

5º) Menor número de cartões amarelos e vermelhos

6º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos