Messi 'some', Argentina sente a pressão e só empata na estreia com a Bolívia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Antonio Scorza/AFP

    Aguero comemora com Messi após empatar para a Argentina contra a Bolívia

    Aguero comemora com Messi após empatar para a Argentina contra a Bolívia

Goleada e show de Messi e Tevez. A tão sonhada estreia da anfitriã na Copa América não se concretizou. Seus astros foram figuras apagadas, e a Argentina sentiu a pressão de quase duas décadas sem títulos alcançados pelo time principal. Jogando em La Plata, não foi além de um empate por 1 a 1 diante da modesta Bolívia.

Detalhe: o gol dos bolivianos, o primeiro do jogo, foi anotado pelo brasileiro naturalizado Edivaldo Rojas. O vexame argentino só não foi maior graças ao 'reserva' Aguero, que salvou uma fraca apresentação dos principais astros do time titular.

Teoricamente, os argentinos tinham tudo para alcançar um resultado positivo. Seu adversário é o pior do continente no ranking da Fifa e não ganhava uma partida na Copa América desde a edição de 1997. À época, sediou o torneio e ficou com a segunda colocação.

Não bastasse isso, os bolivianos estavam 'atravessados' no time da casa. Nas eliminatórias para o Mundial da África do Sul, aplicou incríveis 6 a 1 na equipe então treinada por Maradona. Diante de tudo isso, a equipe de Sergio Batista sabia que não poderia decepcionar em seu primeiro jogo.

Tinha uma constelação de estrelas, incluindo Messi, que encara o peso de não conseguir repetir pelo selecionado de seu país o mesmo futebol que o consagrou no Barcelona. O que se viu no primeiro tempo foi um total domínio da equipe da casa. Raramente, a Bolívia chegava ao ataque.

Quando conseguiu, levou pouco perigo ao goleiro Sergio Romero. Essa superioridade, porém, não representou grandes chances para o time argentino. Messi até tentava dar assistências, mas Tevez, Banega e Lavezzi eram ineficientes na finalização. Foi para o vestiário preocupado com a atuação.

E essa preocupação ficou ainda maior aos 2min, quando Rojas desviou de calcanhar uma cobrança de escanteio, Banega e Romero se atrapalharam, e a bola foi para o fundo das redes.  Isso aumentou o nervosismo dos argentinos. Atacavam, mas não acertavam a pontaria. Por outro lado, quase sofreu o segundo, com Marcelo Moreno.

Mas a equipe anfitriã não desistiu. Aos 30min, o reserva Aguero acertou um belo chute e empatou. Na base da vontade, a Argentina se mandou para o ataque. Mas não conseguiu evitar que a Bolívia estragasse sua festa na abertura do torneio sul-americano.

UOL Cursos Online

Todos os cursos