Topo

Palmeiras volta a local de início de inferno astral e busca nova era na Copa do Brasil

Torcedores comemoram a conquista do título da Copa do Brasil na Avenida Paulista - Arquivo Folha
Torcedores comemoram a conquista do título da Copa do Brasil na Avenida Paulista Imagem: Arquivo Folha

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 06h00

O Palmeiras volta, nesta quarta-feira, ao local em que começou um verdadeiro inferno astral na Copa do Brasil: Alagoas. Em 2002, o time perdeu para o Asa de Arapiraca e não conseguiu mais sucesso na competição desde então. Se antes as quedas aconteciam para times grandes em fases avançadas, desde então, o time paulista começou a cair diante de zebras, das formas mais traumáticas e nas fases mais iniciais. O adversário desta noite é o Coruripe, às 22h, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. 

O PALMEIRAS NA COPA DO BRASIL

ANOADVERSÁRIO E FASE EM QUE PAROU
1992Internacional, na semifinal
1993Grêmio, nas quartas-de-final
1994Ceará, nas oitavas-de-final
1995Grêmio, nas oitavas-de-final
1996Cruzeiro, foi vice-campeão
1997Flamengo, na semifinal
1998Campeão em cima do Cruzeiro
1999Botafogo, na semifinal
2000São Paulo, nas quartas-de-final
2002Asa-AL, na primeira fase
2003Vitória, nas oitavas-de-final
2004Santo André, nas quartas-de-final
2007Ipatinga, na segunda fase
2008Sport, nas oitavas-de-final
2010Atlético-GO, nas quartas-de-final
2011Coritiba, nas quartas-de-final

A única exceção deste inferno astral foi em 1994, quando caiu para o Ceará. Na ocasião, no entanto, o Palmeiras escalou o time com alguns reservas e estava concentrado em competições internacionais, como o Torneio Brasil-Itália e o Lev Yashin. Tirando isso, as eliminações foram para Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e São Paulo. E ainda teve o título, em 1998, em jogo épico diante do Cruzeiro, no Morumbi.

Hoje, o elenco palmeirense tenta esquecer a década traumática e espera aproveitar o bom momento no Campeonato Paulista e a invencibilidade de 18 jogos para avançar na Copa do Brasil e conseguir o caminho mais curto para a Copa Libertadores. Sem contar o apoio de Felipão, tricampeão do torneio.

"Temos estrutura e condições suficientes de brigar pelas duas competições. A gente sabe que na fase do mata-mata, as coisas se complicam um pouco mais. Mas nosso elenco foi montado para isso e vamos brigar muito por essas conquistas", afirmou Marcos Assunção, um dos líderes do time.

Para o jogo, o Palmeiras não terá Valdivia e João Vítor, suspensos, e Luan e Thiago Heleno, que estão no departamento médico. A escalação deve ser a mesma usada em vários jogos do Paulistão, com Daniel Carvalho armando o jogo, e Patrik compondo o meio.

Do outro lado, como em todo time de menor expressão, o Coruripe tenta não deixar o Palmeiras vencer por dois gols de vantagem, para conseguir cumprir o jogo de volta e garantir uma renda extra da competição. Os destaques são Rogerinho e Adrianinho.

 

CORURIPE X PALMEIRAS

Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: 14/03/2012 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Transmissão: Rede Bandeirantes (para SP)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE). 
Assistentes: João Carlos de Jesus Santos e Rodrigo Guimarães Pereira/SE

CORURIPE: Juninho; Fernandinho, Jacó, Mello e Rogerinho; Wallace, Jair, Geninho e Adrianinho; Fabinho e Washington
Técnico: Elenilson Santos

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Artur), Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Daniel Carvalho; Maikon Leite e Hernán Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari