Topo

Botafogo pega o Guarani para superar 'trauma da 2ª fase' na Copa do Brasil

Comandante do Glorioso minimizou o retrospecto negativo do time nos últimos oito anos - AGIF
Comandante do Glorioso minimizou o retrospecto negativo do time nos últimos oito anos Imagem: AGIF

Pedro Chiaverini

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/04/2012 06h00

Mais do que iniciar a busca por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, para encarar o embalado Guarani, às 22h, em Campinas, com outro objetivo: superar o trauma de ser eliminado da competição na segunda rodada. De 2004 para cá, o time da estrela solitária deu adeus ao torneio precocemente em cinco oportunidades.

RELEMBRE AS ELIMINAÇÕES DO BOTAFOGO NA SEGUNDA FASE:

ANOADVERSÁRIORESULTADOS
2004Gama4x4 e 3x2
2005Paulista1x1 e 2x2
2006Ipatinga3x1 e 3x1
2009Americano2x1 e 1x0 (pênaltis)
2010Santa Cruz1x0 e 3x2

Mas, se depender do técnico Oswaldo de Oliveira, essa estatística vai ficar no passado. Sem se apegar ao retrospecto negativo, o comandante alvinegro citou outros clubes de menor expressão que tiveram sucesso na Copa do Brasil, garantiu que os jogadores atuais não se preocupam com isso e pregou respeito ao Bugre.

“Temos que ter cuidado porque a gente sabe que isso [eliminação] pode acontecer. Se olharmos para trás, me lembro de Santo André [campeão da Copa do Brasil sobre o Flamengo em 2004], Paulista [campeão sobre o Fluminense, em 2005], Brasiliense [vice para o Corinthians, em 2002]... Joguei contra esses times. O tipo de competição, às vezes, favorece a eles. Temos que estar preocupados, sim, com o Guarani, com o tipo de competição, mas não com os dez anos [se referindo ao período de eliminações precoces], com quem esteve ou não esteve no grupo. Quem esteve também foi vencedor nesses anos”, ressaltou.

Do lado do Guarani, a principal notícia é o desfalque de Fumagalli, que cumprirá suspensão automática por ter sido expulso contra o Brasiliense, na primeira fase da Copa do Brasil. Em boa fase, o Bugre, que se classificou às quartas de final do Paulistão com três rodadas de antecedência, quer manter o ritmo na competição nacional.

"Vamos respeitar o Botafogo. Eles têm tradição. Nunca conseguiram conquistar a Copa do Brasil, mas é time grande. Eles devem saber que estamos fazendo um excelente ano, com um início muito bom, e nós vamos em busca da classificação neste outro campeonato também [Copa do Brasil]. Claro que a dificuldade sempre aumenta, mas temos todas as chances de passar de fase", disse o volante do Guarani Fábio Bahia.

Relembre as eliminações do Botafogo na segunda fase:

Em 2004, o Botafogo foi eliminado pelo Gama, que venceu o segundo jogo por 3 a 2 após empate na partida de ida por 4 a 4. No ano seguinte, o rótulo de algoz alvinegro ficou com o Paulista, que, mais tarde, seria campeão. O time de Jundiaí avançou com um 2 a 2, no Rio, já que ficou no 1 a 1, em casa.

Em 2006, o Ipatinga, que acabou sendo vice, mandou o Glorioso para casa mais cedo ao vencer, no Maracanã, pelo mesmo placar que havia perdido em Minas: 3 a 1. Três anos depois, foi a vez do Americano despachar o time de General Severiano nos pênaltis (2 a 1 e 1 a 0). Em 2010, o Santa Cruz ficou encarregado do adeus do Botafogo ao triunfar por 3 a 2, em pleno Engenhão, após perder o primeiro confronto por 1 a 0.

GUARANI X BOTAFOGO

Data: 04/04/2012, quarta-feira
Horário: às 22h (de Brasília)
Local: estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Transmissão na TV: Band e Sportv
Árbitro: Ânderson Daronco (RS)
Assistentes: Tatiana Jacques de Freitas (RS) e José Antonio Franco Filho (RS)

GUARANI
Emerson; Oziel, Neto, Domingos e Bruno Recife; Wellington Monteiro, Fábio Bahia, Bruno Neves e Danilo; Fabinho (Max Pardalzinho) e Bruno Mendes
Técnico: Oswaldo Alvarez
 
BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho e Elkeson; Herrera
Técnico: Oswaldo de Oliveira