Topo

Bota 'resgata' Loco Abreu no meio de semana ante Vitória para seguir na Copa BR

Loco Abreu voltará a jogar no meio de semana após desfalcar em três jogos - Livia Villas Boas/AGIF
Loco Abreu voltará a jogar no meio de semana após desfalcar em três jogos Imagem: Livia Villas Boas/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2012 06h00

Após ser goleado pelo Fluminense na final do Campeonato Carioca, o Botafogo terá a chance de apaziguar sua situação com o torcedor nesta quarta-feira. Mas para isso, terá que passar pelo o Vitória, às 19h30, no Engenhão. Para o duelo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira irá ‘resgatar’ Loco Abreu e escalar o atacante que não atua no meio de semana há mais de 48 dias. O uruguaio passou por uma preparação especial para melhorar seu condicionamento físico e desfalcou o Alvinegro em três oportunidades neste tipo de ocasião.

JOBSON REAPARECE NO BOTAFOGO APÓS DEZ DIAS, MAS SEM PREVISÃO DE VOLTA

  • Após dez dias afastado dos treinamentos para tratar uma lesão na perna esquerda, Jobson reapareceu no treinamento desta terça-feira no campo anexo do Engenhão. O atacante realizou um treinamento físico e não tocou na bola. O jogador está descartado para os dois próximos jogos do Botafogo: contra o Vitória, nesta quarta, pela Copa do Brasil, e Fluminense, no domingo, na decisão do Campeonato Carioca.

A última partida em que Loco Abreu jogou no meio de semana foi contra o Treze-PB, no dia 21 de março, no Engenhão. O uruguaio, inclusive, marcou o único gol do Glorioso no confronto que terminou empatado por 1 a 1 e foi decidido nas penalidades. O atacante, no entanto, confirmou a má fase e desperdiçou sua cobrança na ocasião.

“Em um jogo com caráter tão decisivo eu prefiro usá-lo [Loco Abreu]. Disse que ele havia voltado a sentir dores [na coxa direita] na semana passada, mas está reagindo melhor. Ele também saiu com pouco mais de 20 minutos do segundo tempo [do jogo de domingo], fase em que aumenta o desgaste. Tem grandes chances de iniciar a partida”, disse o treinador.

Se Loco Abreu voltará a disputar uma partida no meio de semana, o mesmo não acontecerá com Jobson e Andrezinho. O atacante, que voltou a treinar fisicamente nesta terça-feira, ainda se recupera de lesão na perna esquerda e não tem previsão para retornar aos gramados. Já o camisa 10 ainda continua com dores na coxa esquerda e deverá estar à disposição do comandante para o confronto final com o Fluminense, no domingo.

A surpresa ficará por conta da escalação de Vitor Júnior, recém-contratado pelo Corinthians, que já foi inscrito na competição e ficará no banco de reservas. Outro reforço do Botafogo e também inscrito, Lennon ficará de fora por causa de uma entorse no tornozelo direito. Por conta disso, Lucas continuará na equipe mesmo não atravessando seu melhor momento na equipe - foi expulso contra o Fluminense quando a partida estava empatada por 1 a 1 e, de longe, viu o Alvinegro ser goleado após sua saída.

Vitória terá quatro desfalques

O Vitória, por sua vez, também terá que administrar alguns desfalques. O zagueiro Victor Ramos, suspenso, o volante Michel e o goleiro Renan, machucados, não viajaram com a equipe e não pegam o Botafogo. O meia Marquinhos deverá voltar apenas na final do Campeonato Baiano, no domingo. Gabriel Paulista entra na defesa, Rodrigo Mancha no meio-de-campo, enquanto que Douglas está mantido no gol.

A única dúvida fica por conta da titularidade da lateral direita. O jovem Léo não agradou em suas últimas atuações e poderá perder seu lugar na equipe para Romário, que voltou de lesão e atuou por poucos minutos na primeira das duas finais do estadual contra o Bahia. “Essa é a minha única preocupação”, revelou o técnico Ricardo Silva, que treinou penalidades após o treinamento da última terça, em Salvador.

BOTAFOGO X VITÓRIA

Data: 09/05/2012, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão na TV: Sportv e ESPN
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Elkeson; Loco Abreu
Técnico: Oswaldo de Oliveira

VITÓRIA
Douglas; Léo (Romário), Rodrigo, Gabriel Paulista e Wellington Saci; Uelliton, Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Geovanni; Tartá e Neto Baiano
Técnico: Ricardo Silva