Topo

Antes do Ba-Vi, Bahia define vaga para as quartas diante da Portuguesa

Elenco do Bahia espera o Pituaçu lotado para buscar a vaga nas quartas de final - Lúcio Távora / Agência A Tarde
Elenco do Bahia espera o Pituaçu lotado para buscar a vaga nas quartas de final Imagem: Lúcio Távora / Agência A Tarde

Do UOL, em São Paulo

10/05/2012 06h00

Depois do empate sem gols no Canindé, Bahia e Portuguesa definem na noite desta quinta-feira, em duelo no Pituaçu, quem avança de fase na Copa do Brasil e enfrenta o Grêmio nas quartas de final. Com o 0 a 0 da ida, a equipe que vencer fica com a vaga; nova igualdade sem gols leva a decisão para os pênaltis, enquanto o empate com gols dá a classificação aos rubro-verdes.

SÃO PAULO X PONTE PRETA

  • Rubens Chiri/Site oficial do São Paulo

    O técnico Emerson Leão vive uma situação complicada. Se o São Paulo for eliminado no duelo desta quinta-feira contra a Ponte, ele corre sério risco de ser demitido do cargo, pois o clube tem opções no mercado para substituí-lo.

Do lado do Bahia, o clima é de total ansiedade, já que a semana é a mais importante da temporada até aqui. Isso porque, três dias depois deste jogo contra a Lusa, o time tricolor tem pela frente um clássico que irá definir quem fica com o título do Baianão de 2012. Vale lembrar que o Bahia não conquista o Estadual desde 2001, e busca a todo custo acabar com a hegemonia do maior rival, o Vitória.

“É uma semana decisiva. Jogo muito importante contra Portuguesa, e não podemos deixar antecipar o Ba-Vi. São duas competições importantes. Jogadores, comissão técnica e todo mundo que ser dar bem nas duas. Ser campeão baiano e seguir na Copa do Brasil”, declarou o atacante Lulinha, que não jogou o Ba-Vi por conta de suspensão e volta ao time no lugar do contestado Zé Roberto.

A principal dúvida de Paulo Roberto Falcão está na lateral esquerda. Sem poder contar com Gerley, expulso no jogo do Canindé, o técnico tricolor pode fazer o ‘simples’ e escalar o boliviano Gutiérrez, recuperado de contusão, ou então improvisar o volante Hélder na posição. Como precisa da vitória, a tendência é que o Bahia jogue apenas com dois volantes: Fabinho (ou Fahel) e Diones.

Morais e Gabriel ficam responsáveis por armar as jogadas e abastecer o ataque formado por Lulinha e Júnior. Souza, com dores na coxa, deve ser preservado para a grande decisão contra o Vitória.

Já a Portuguesa vê na Copa do Brasil a chance de salvar o semestre. Após ser rebaixada no Campeonato Paulista, a equipe rubro-verde, renovada com as chegadas de Candinho (gerente de futebol) e Geninho (técnico), aposta todas as suas fichas na competição nacional.

“A equipe está com vontade, isso que importa, não podemos perder o foco e muito menos desanimar, nossa meta é chegar mais longe, e eu sinto a cada dia esse grupo com mais vontade, querendo o resultado”, declarou Geninho, que ainda pede ao elenco que esqueça o que ficou para trás.

“O time já esqueceu o que aconteceu no Campeonato Paulista. Essa era a preocupação, agora temos que seguir em frente e o futuro é a equipe do Bahia. Nosso objetivo é a Copa do Brasil e estamos treinando muito para alcançar o resultado positivo, para olhar mais em frente”, completou.

Para esta partida, o técnico rubro-verde não poderá contar com dois volantes do elenco. Léo Silva, expulso contra o Bahia e Guilherme, ausente dos treinamentos estão fora da partida. Sendo assim, Maylson, Boquita, Wilson Matias e Henrique devem formar o meio de campo rubro-verde em Pituaçu.

BAHIA X PORTUGUESA

Data: 10/05/2012 (quinta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (FIFA-PR) e José Carlos Dias Passos (PR)

BAHIA
Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gutiérrez (Helder); Fabinho (Fahel), Diones, Morais e Gabriel; Lulinha e Júnior
Técnico: Paulo Roberto Falcão

PORTUGUESA
Wéverton; Luis Ricardo, Renato, Rogério e Raí; Wilson Matias, Maylson, Boquita e Henrique; Ananias e Rodriguinho
Técnico: Geninho