Topo

Leão prevê demissão, e diretoria do São Paulo só espera momento ideal para tirá-lo do cargo

Leão sabe que está com os dias contados no comando do São Paulo - Leandro Moraes/UOL
Leão sabe que está com os dias contados no comando do São Paulo Imagem: Leandro Moraes/UOL

Renan Prates e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

22/05/2012 06h00

O técnico Emerson Leão está com os dias contados no São Paulo. A diretoria apenas está hesitante quanto ao dia certo para demiti-lo. O próprio treinador já sabe disso, mas ‘dificulta’ o trabalho ao não pedir demissão e esperar cair.

Leão disse a amigos que sabe que será demitido na próxima derrota. Ao analisar a situação, o presidente Juvenal Juvêncio concluiu que sacá-lo antes do jogo desta quarta contra o Goiás só geraria um clima de incerteza no grupo. Por isso, segurou o técnico, mas por pouco tempo, segundo seus interlocutores.

Juvenal diz sempre que questionado sobre troca de treinador que costuma ter uma espécie de roteiro para anunciar a demissão. O primeiro dos quesitos a ser cumprido é a certeza de que precisa mandar o técnico embora, algo que ele possui com Leão.

O segundo é saber o momento certo. É preciso um fato impactante que justifique a atitude. Uma nova derrota serviria como desculpa. Mas, a justificativa pode vir mesmo em caso de vitória. Com mais alguma declaração polêmica de Leão após um triunfo em Goiânia, por exemplo.

Outro fato que pode ajudar a dar a desculpa que Juvenal precisa para demitir Leão é a mudança de postura de alguns jogadores do São Paulo, que passaram a reclamar publicamente de métodos do treinador. Isso pode gerar um atrito em público, provocando o momento ideal para a troca.

No domingo, o atacante Luis Fabiano questionou a forma muito ofensiva que o São Paulo atua. Nesta segunda-feira, o meia Jadson retuitou um xingamento de um internauta que questionou as constantes saídas do jogador do time titular. Apesar de se retratar e pedir desculpas, a atitude denota um descontentamento do atleta.

O São Paulo a princípio diz não ter um substituto para Leão, algo que atrapalharia a execução completa do roteiro de Juvenal. Mas o Tricolor tem em seus quadros três profissionais que poderiam servir como ‘tampões’ até a chegada de um nome para substituí-lo: o auxiliar-técnico Milton Cruz, o diretor das categorias de base René Simões (embora tenha chegado com a condição de não assumir o time principal) e o treinador do sub-20 Sérgio Baresi.

No discurso oficial, o São Paulo diz que manterá Leão como treinador até em caso de derrota e eliminação nesta quarta-feira. "Mesmo que o time perca na Copa do Brasil, Leão continua como técnico", declarou o diretor de futebol, Adalberto Baptista, para a rádio Globo.