Topo

Felipão prevê nervosismo em final por falta de experiência de grupo, apesar de vantagem

Marcos Assunção é uma das diferenças do time e esbanja experiência - Ricardo Nogueira/Folhapress
Marcos Assunção é uma das diferenças do time e esbanja experiência Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Danilo Lavieri e Renan Prates

Do UOL, em Barueri (SP)

06/07/2012 09h00

Luiz Felipe Scolari já prevê que seu time vai entrar no Couto Pereira um pouco mais nervoso do que o necessário na próxima quarta-feira. Segundo ele, vários de seus jogadores ainda não haviam disputado uma final nacional e que isso pode atrapalhar o Palmeiras a administrar o 2 a 0 conseguido diante do Coritiba no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, em Barueri. 

"Deveria (ter mais calma), mas nós já sabemos que vamos enfrentar um início de jogo igual ao que tivemos aqui, com muita pressão. Entre os jogadores, praticamente, têm aí uns 12 ou 15 que vão decidir pela primeira vez um título nacional. E por isso eles tomaram conta. No segundo tempo, não. Já acostumaram, foi bem melhor, mesmo com dez em campo", destacou o treinador.

Bruno, por exemplo, tem 15 anos de Palmeiras e não é um novato na carreira. Ele, no entanto, nunca disputou uma final com o time principal. Sua melhor experiência foi como terceiro goleiro do time campeão do Campeonato Paulista de 2008. Cicinho, Artur, Fernandinho e Juninho também nunca disputaram uma final nacional. Caso parecido vivem João Vítor, Patrik e Mazinho.

A ideia para minimizar o problema é trabalhar com o psicológico dos atletas, item que é muito forte em seu currículo. Com a 13 finais em mata-mata, ele usará a experiência para tranquilizar seus atletas.

"Agora, é trabalhar nessa semana para ver se a gente consegue colocar no aspecto psicológico que eles estão decidindo e que se chegaram lá é porque tem qualidade. Independente de jogar lá no Couto Pereira, terão que jogar com mais qualidade", completou o treinador.

Palmeiras e Coritiba voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, dia 11. O jogo está marcado para 21h50, no Couto Pereira, em Curitiba. Caso marque um gol fora, o time paulista precisará sofrer quatro para deixar o título escapar.