Topo

Copa do Brasil começa com bola laranja e briga de D'Alessandro no Acre

Com a nova bola laranja, Atlético-PR passou pelo Brasil de Pelotas na estreia - Alisson Assumpção/VIPCOMM
Com a nova bola laranja, Atlético-PR passou pelo Brasil de Pelotas na estreia Imagem: Alisson Assumpção/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

04/04/2013 06h00

A edição 2013 da Copa do Brasil teve a sua largada na última quarta-feira, com 13 partidas por todo o país. Com poucos grandes em ação, os destaques vieram de incidentes secundários, como a estreia da bola laranja, ousado modelo oficial da competição. O papelão da rodada ficou por conta do argentino D’Alessandro, expulso no primeiro jogo do Inter no Acre em razão de uma briga em campo.

O lado divertido do torneio mais democrático do país, que abraça estados de norte a sul, veio de uma torcida do Flamengo no Mangueirão, na vitória carioca sobre o Remo na estreia. Em campo o time de Jorginho conseguiu vantagem apertada para levar para o Rio de Janeiro.

Se o Flamengo terá que jogar a partida de volta, o Inter, por sua vez, conseguiu derrubar o adversário da estreia em um jogo apenas. Mesmo perdendo D’Alessandro no começo, o time de Dunga obteve a classificação  com a vantagem mínima exigida, de dois gols, no placar de 2 a 0.

Campeão da Copa do Brasil em 2004, o Santo André fez a sua estreia no Rio Grande do Sul, com derrota por 1 a 0 para o Veranópolis. Por sua vez, os pernambucanos Sport e Santa Cruz largaram com triunfos fora de casa, diante de Vitória da Conquista e Guarani de Juazeiro. 

D’ALESSANDRO PERDE A LINHA COM TESTINHA

O Inter começou a caminhada na Copa do Brasil no Acre, para o compromisso com o Rio Branco. O destaque negativo da noite no norte do país foi a expulsão de D’Alessandro ainda no primeiro tempo, após uma briga com Testinha. O adversário também levou cartão vermelho. Na confusão, o argentino deu chute por baixo, depois recebeu o troco no rosto e fez cena no chão. No jogo, o time de Dunga venceu por 2 a 0, gols de Caio e Forlán.

RUBRO-NEGROS CRIATIVOS

A passagem do Flamengo pelo Pará na estreia da Copa do Brasil fez o país conhecer a “torcida mais peituda do país”. Trata-se dos criativos da "Fla Fla de Belém", em trocadilho inspirado em nome de cantora famosa da região. A faixa da turma no Mangueirão foi flagrada pela transmissão de TV.

Os integrantes da torcida saíram recompensados pelo belo gol de Rafinha, no magro 1 a 0 dos cariocas diante do Remo

BOLA LARANJA DESAGRADA TORCEDORES NA WEB

Uma das novidades da edição 2013 da Copa do Brasil é o modelo de bola, na cor laranja. Durante a rodada de quarta-feira, muitos torcedores usaram as mídias sociais para criticar a tentativa de inovação, principalmente sobre a dificuldade de visibilidade em jogos noturnos. "Mas será que está nevando em Pelotas?", brincou um internauta sobre o duelo entre Brasil e Atlético-PR.

NAVIRAIENSE, LEMBRA?

Quando Neymar começou a virar um craque nacional, teve entre suas vítimas na Copa do Brasil de 2010 o Naviraiense. O time do Mato Grosso do Sul que um dia levou dez gols do Santos na Vila Belmiro volta a desafiar um adversário paulista na edição deste ano. Na noite de quarta-feira, ficou no 0 a 0 com a Portuguesa, em casa. Agora jogará a vaga no Canindé. Na mesma partida, a Lusa contou com a reestreia do atacante Diogo.

ESTRELA DA INTERNET, DIMBA JOGA 15 MINUTOS

Depois do sucesso de um vídeo amador na internet, em que executa uma dança esquisita durante a música "Polícia", do Titãs, o veterano Dimba esteve em campo na noite de quarta-feira. O ex-goleador do Botafogo participou do empate sem gols entre Ceilândia e Ceará. O experiente atacante entrou na partida apenas aos 30min da etapa final e não conseguiu deixar o seu pelo time do DF.

Por sua vez, em sua reaparição nacional, o Brasil de Pelotas foi derrotado pelo Atlético-PR em casa, por 1 a 0. O time do interior gaúcho tem a chance de disputar a Copa do Brasil apenas três anos após a tragédia com o ônibus do time, que vitimou três pessoas.