Topo

Forlán comemora quebra de tabu de 71 anos no Inter e foca no Santa Cruz-PE

Forlán foi o artilheiro do Gauchão com nove gols e repetiu o feito de Villalba, em 1941 - Alexandre Lops/AI Internacional
Forlán foi o artilheiro do Gauchão com nove gols e repetiu o feito de Villalba, em 1941 Imagem: Alexandre Lops/AI Internacional

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

09/05/2013 15h02

Dez meses depois de ser contratado pelo Internacional, Diego Forlán vive um novo momento no clube. Depois de ter o desempenho contestado no segundo semestre de 2012, o atacante foi um dos destaques da equipe de Dunga marcando nove gols no Campeonato Gaúcho e quebrando um jejum de 71 anos. Desde o argentino Villalba, em 1941, o clube não tinha um goleador estrangeiro no estadual. Mesmo disputando campeonatos importantes da Europa e conquistando prêmios de artilheiro em diversas competições, o uruguaio comemorou a marca alcançada no primeiro Gauchão que disputou.

“Foi muito bom [quebrar o tabu], tive chance de ser goleador duas vezes na Europa e no Mundial também. Foi muito importante ser o goleador do Gauchão. Mais ainda porque faziam 71 anos que não tinha um estrangeiro. Pelas tantas edições do estadual que tiveram desde aquela época, ter essa oportunidade é motivo de orgulho”, afirmou Forlán.

Desde a estreia no dia 28 de julho, o uruguaio disputou 34 partidas e marcou 15 gols. O Gauchão foi o segundo campeonato disputado por Forlán e o primeiro título obtido no Inter, onde tem contrato até 2015.

Após uma folga de três dias, o grupo titular do Internacional se reapresentou na manhã desta quinta-feira para iniciar os trabalhos visando o segundo jogo da Copa do Brasil, no próximo dia 15, contra o Santa Cruz-PE, em Caxias do Sul. Como o primeiro confronto terminou empatado em 0 a 0 e a competição é uma das prioridades do clube na temporada, o momento é de deixar no passado a conquista do estadual e concentrar nos pernambucanos.

“Trabalhamos muito para ganhar o Gauchão e depois tivemos a folga para ficar com a família e rever os amigos, que é sempre bom. A pessoa fica muito melhor. Agora é trabalhar para o jogo de quarta-feira, que é o único que teremos até o Brasileiro. A partida é muito importante e precisamos vencer para avançar”, declarou o artilheiro.

Após o trabalho da manhã, o grupo se reapresenta às 16h para o segundo turno de atividades. Na sexta-feira, novamente treinamentos em dois períodos. O jogo contra o Santa Cruz-PE está marcado para o dia 15, às 22h, no estádio Centenário.