Topo

Botafogo pega CRB para evitar 6º vexame em 10 anos na 2ª fase da Copa BR

Seedorf é a principal arma do Botafogo para avançar na Copa do Brasil nesta quarta - Fabio Castro/AGIF
Seedorf é a principal arma do Botafogo para avançar na Copa do Brasil nesta quarta Imagem: Fabio Castro/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/05/2013 06h07

Após ser campeão carioca de 2013, o Botafogo terá uma dura missão pela frente: encarar o ‘fantasma da segunda fase’ da Copa do Brasil. Na última década, o Alvinegro acumulou cinco vexames ao ser eliminado nesta etapa da competição para adversários de menor porte, casos de Gama-DF, Paulista, Ipatinga-MG, Americano e Santa Cruz-PE. Nesta quarta, ás 22h, o time de General Severiano recebe o CRB, em Volta Redonda, para evitar o sexto fiasco nos últimos dez anos.

O mais recente ocorreu contra o Santa Cruz, quando o Botafogo era comandado por Joel Santana. O time havia acabado de conquistar o título do Carioca sobre o Flamengo com a cavadinha de Loco Abreu. Porém, o torcedor alvinegro deixou o Engenhão semanas mais tarde decepcionado, após ser derrotado por 3 a 2 e acabar eliminado de forma precoce para os pernambucanos na Copa do Brasil.

Sob o comando de Oswaldo de Oliveira no ano passado, o Botafogo superou facilmente o ‘fantasma da segunda fase’ ao eliminar o Guarani com uma vitória por 2 a 1 em Campinas e um empate sem gols no Rio de Janeiro. O treinador minimiza a questão e diz que o Alvinegro está focado para avançar na Copa do Brasil nesta quarta-feira.

“O grupo está muito concentrado, focado e animado. Esse tempo sem jogos foi prejudicial para nós, que queríamos ter jogado dia 15 e dividido em duas partes iguais [ficou 16 dias sem jogos]. Mas a readaptação foi ótima. Assim como ocorreu no Carioca, quando perdemos o Engenhão. Tivemos que jogar no Raulino. Superamos com naturalidade e fomos bem nesses jogos. Acho que nesse momento o grupo está focado e pronto para dar continuidade e avançar na Copa do Brasil, independentemente de qualquer coisa”, disse o treinador.

Para o confronto, o Botafogo não poderá contar com o zagueiro Dória, convocado para seleção brasileira sub-20, e com o lateral esquerdo Julio Cesar, com lesão muscular na panturrilha esquerda. O técnico Oswaldo de Oliveira não fez mistério e escolheu Antônio Carlos e Lima como substitutos. O restante da equipe é a mesma que foi campeã carioca no início do mês.

APÓS FATURAR CARIOCA, BOTAFOGO BUSCA TÍTULO DA COPA DO BRASIL

Título embala CRB

Assim como o Botafogo, o CRB também foi campeão estadual. E é justamente a conquista do alagoano que virou motivação para a equipe de Maceió surpreender o Alvinegro em Volta Redonda. O meia Jairo destaca a importância do próximo confronto e revela que os companheiros estão prontos para aprontar uma arte diante do favorito time de General Severiano.

“Estamos felizes com a conquista do título estadual, que era a meta do nosso presidente nesse primeiro semestre. Agora vamos com tudo buscar essa vaga na Copa do Brasil, que é uma competição democrática que acontece de tudo. Sabemos do favoritismo do adversário, mas em campo são 11 contra 11”, afirmou o apoiador ao site oficial do clube.

BOTAFOGO x CRB

Data e horário: 22/05/2013 (quarta-feira), às 22h.
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).
Transmissão na TV: SporTV, ESPN
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira e Ricardo Pavanelli (SP)

Botafogo
Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Lima; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira

CRB
Tiago, Paulo Sergio, Gladstone, Marcus Vinícius e João Victor; Johnnattan, Everton Luiz, Walter Minhoca e Jairo; Schwenck e Carlão
Técnico: Ademir Fonseca