Topo

Palmeiras estreia na Copa do Brasil contra o Atlético-PR para enterrar orgulho ferido

Marcio Araújo participou do título do Palmeiras em 2012 - Fernando Donasci/UOL
Marcio Araújo participou do título do Palmeiras em 2012 Imagem: Fernando Donasci/UOL

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 06h00

Atual campeão do torneio, o Palmeiras estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, contra o Atlético-PR, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu. Para o time alviverde, o jogo tem uma importância que ultrapassa a questão de abrir caminho para a classificação. O time do Palestra Itália quer mostrar que é capaz de ser competitivo mesmo quando tem pela frente equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.

A partida é uma maneira de os jogadores acabarem com um orgulho ferido, que permanece desde a queda no campeonato nacional, no ano passado. “A gente vai testar nosso trabalho também, mostrar para todos que duvidam ainda”, sintetizou o volante Marcio Araujo. “O trabalho está sendo bem feito, mesmo com todas as dificuldades. Estamos nos superando dentro de campo e conseguindo as vitórias. Temos de manter isso, continuar com a mesma pegada e a mesma humildade. Não podemos desistir nunca dos resultados”, completou.

Para a partida, o treinador Gilson Kleina surpreendeu e irá escalar três atacantes. A ideia é abrir o máximo possível de vantagem dentro de casa. Apesar disso, ele sabe que não pode descuidar da defesa, dado o critério de desempate de gol fora. No setor ofensivo, ele irá escalar Ananias, Leandro e Alan Kardec, com os dois acompanhando as subidas dos laterais adversários. Valdivia segue sendo desfalque. O time não perde há 11 jogos- são dez vitórias e um empate.

Vale lembrar que, neste ano, o Palmeiras se saiu bem quando enfrentou equipes da Série A do Brasileiro. No Paulistão, por exemplo, o time de Gilson Kleina não foi derrotado em nenhum clássico. Empatou por 2 a 2 com o Corinthians, por 0 a 0 duas vezes com o Santos e uma vez com o São Paulo.

O Atlético-PR, por sua vez, embora tenha subido este ano para a Série A, está em uma ascendente. O time comandado por Vagner Mancini está invicto há oito jogos e ocupa a quinta colocação no Brasileiro, com 24 pontos. Portanto, é um time que chega com confiança para o confronto.

“O Palmeiras tem um time muito competitivo. Certamente, serão dois jogos disputadíssimos. É uma equipe que joga mais em velocidade e tem um setor de marcação eficiente. O Atlético-PR também é um time que tenta marcar forte e sai rápido. A Copa do Brasil requer que a equipe tenha muita garra, seja muito concentrada”, destacou Mancini.

O Atlético-PR terá alguns desfalques para o jogo. O veterano Paulo Baier pode ser poupado pelo treinador. Alérm disso, o volante Bruno Silva está impossibilitado de jogar pois já atuou pelo torneio pela Ponte Preta. O regulamento não permite que um mesmo jogador defenda dois times na competição. Em seu lugar, Mancini escalará João Paulo.

Após o jogo desta quarta, as equipes voltam a se enfrentar pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira (28), em Curitiba. A partida começa às 21h50 (de Brasília), na Vila Capanema. O vencedor do “mata-mata” enfrenta nas quartas de final o vencedor de Internacional e Salgueiro (PE).

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X ATLÉTICO-PR
Local: estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 21/8/2013, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Wesley e Mendieta; Ananias, Alan Kardec e Leandro Técnico: Gilson Kleina

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; João Paulo, Zezinho, Paulo Baier (Elias) e Everton; Marcelo e Dellatorre (Éderson) Técnico: Vagner Mancini