Topo

Palmeiras quer usar foco do Atlético-PR no Brasileiro para avançar na Copa do Brasil

Vilson comemora gol do Palmeiras contra o Atlético-PR pela Copa do Brasil - Reinaldo Canato/UOL
Vilson comemora gol do Palmeiras contra o Atlético-PR pela Copa do Brasil Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 06h00

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira para deter o ímpeto de crescimento do Atlético-PR. As equipes se enfrentam pela segunda partida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 21h50 (de Brasília), na Vila Capanema. Com a vantagem obtida no primeiro jogo, o time alviverde tenta segurar um adversário que no último final de semana alcançou o G4 do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras pretende usar justamente a ótima campanha do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro como arma para deter os paranaenses e avançar na Copa do Brasil. O time de Vagner Mancini tem apostado todas as suas fichas na Série A e vem de um desgastante jogo contra o Botafogo, que o deixou no G-4. Enquanto isso, o Palmeiras poupou seus principais atletas na última rodada da Série B e chega “inteiro” para a segunda partida das oitavas de final da competição.

“Já tínhamos conversado sobre o crescimento do Atlético-PR, quando jogaram conosco vinham de boa invencibilidade. É uma equipe que joga em velocidade, faz pressão forte. Temos de ter postura, atitude, e também saber usar o regulamento. Eles têm jogadores de velocidade, experiência. Que possamos trazer a classificação”, declarou o técnico alviverde Gilson Kleina.

O Palmeiras voltará a ter alguns importantes desfalques para o jogo. O meia Valdivia, com uma lesão na coxa direita; o atacante Ananias, que sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda; o atacante Vinicius, com dores no tornozelo direito após uma pancada no treino; e o volante Marcelo Oliveira, em tratamento de uma fisgada na panturrilha direita.

“Perdemos alguns jogadores que tínhamos planejado usar no mata-mata, mas temos atletas crescendo muito. Acredito muito na minha equipe. A vitória que o Atlético-PR conquistou no domingo deu moral e confiança a eles, mas estamos fazendo um campeonato regular, temos jogadores decisivos. Temos de competir, independentemente do estádio, adversário. Vamos entrar mobilizados”, analisou Kleina.

Empolgado com a campanha no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR tentará comprovar seu bom momento, principalmente após a chegada do técnico Vagner Mancini, e conseguir vaga nas quartas de final. O time conseguiu chegar ao G-4 ao bater o Botafogo por 2 a 0, domingo, na Vila Capanema.

Para conseguir se classificar, o time paranaense precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença. Caso a equipe devolva o placar de uma vitória mínima, a vaga será decidida nos pênaltis.

Focado no jogo de logo mais, Vagner Mancini acredita que o adversário irá atuar retrancado em Curitiba. Ele destacou que seu time realizou uma boa partida diante do Botafogo porque os cariocas atuaram se expondo durante boa parte do confronto.

"Nós sabemos que o jogo inicia com o Palmeiras vencendo por 1 a 0. Por conta disso. Vamos precisar acelerar a partida e nos expor. Não acredito que o Palmeiras sairá muito como o Botafogo fez no domingo. Nós conseguimos desenvolver bem nosso futebol porque atuamos com espaço", analisou Mancini, em entrevista à Gazeta do Povo.

O atacante Ederson entende que o Atlético-PR precisa ter calma para conseguir o resultado necessário. Ele marcou dois gols na vitória de sua equipe sobre o Botafogo por 2 a 0, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

"Precisamos nos concentrar na marcação e sair rapidamente nos contra-ataques. Nós temos consciência que eles não vão sair com tudo porque venceram o jogo de ida. Em primeiro lugar nós precisamos devolver o placar e depois, quem sabe, virar o placar", avaliou.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-PR x PALMEIRAS
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Data/Horário: 28/8/2013, quarta-feira, às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Kleber Lucio Gil (SC)

ATLÉTICO-PR: Weverton, Jonas, Luiz Alberto, Manoel e Pedro Botelho; João Paulo Silva, Bruno Silva, Paulo Baier e Éverton; Éderson e Dellatorre. Técnico: Vagner Mancini

PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Mendieta; Leandro e Alan Kardec. Técnico: Gilson Kleina