Topo

Renato Gaúcho diz que 'cantou' cobrança de Pato em classificação do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/10/2013 00h46

A cobrança de pênalti decisiva que colocou o Grêmio nas semifinais da Copa do Brasil foi 'cantada' por Renato Gaúcho. Segundo o treinador, ele foi até Dida e revelou os planos de Alexandre Pato. Dida obedeceu, ficou no meio e pegou a tentativa de cavadinha do corintiano. Com isso, o Grêmio venceu por 3 a 2 nos pênaltis após o 0 a 0 no tempo normal.

"Os méritos são todos do Dida. O que passei foi minha experiência e a maneira que os jogadores do Corinthians batem. Mas quem defende é ele. Só alertei, e ele foi inteligente. Falei que se o Pato fosse bater, era para esperar tudo que desse, porque ele bateria no meio do gol. O mérito foi do Dida. Mas eu falei isso. Disse para ele: hoje vai ser a sua consagração total. Você vai dar essa classificação para a gente", revelou Renato.

A conversa aconteceu pouco antes das cobranças de pênalti. Após o fim do tempo regulamentar, Dida se isolou, sentado no gramado. Renato foi até ele e conversou rapidamente ao pé do ouvido com o goleiro de 40 anos.

"Treinamos pênaltis durante a semana. Na preleção eu falei para eles [jogadores] que era o segundo tempo de uma partida de 180 minutos. Tínhamos tudo isso para fazer o gol. Mas o mais importante era não tomar. Se tivesse que ser nos pênaltis, estávamos preparados. E vencemos. Enfrentamos o campeão do mundo, um time muito bom, bem montado, difícil. Fomos felizes e mais do que isso, não demos quase chances ao adversário", opinou.

Antes, um jogo complicado com poucas chances acabou 0 a 0. O placar idêntico só poderia ser alterado por Vargas, que perdeu duas chances claras.

"Nossa torcida está de parabéns. No futebol não se precisa fazer gol em 15 minutos, temos 90 minutos para isso. O importante era não levar. Praticamente não demos oportunidade para o Corinthians. Foi nos pênaltis, e o mais importante é que passamos", finalizou.

O Grêmio, na semifinal, terá pela frente o Atlético-PR, que empatou em 0 a 0 com o Inter e avançou em função do gol qualificado, marcado no jogo de ida, no Rio Grande do Sul. O primeiro jogo será na próxima quarta-feira. Antes, o Brasileirão aponta compromisso diante do Coritiba, também no Paraná.