Topo

Corinthians marca no fim, faz 2 a 0 no Bahia de Feira e ganha vaga direta

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 23h49

O Corinthians suou, não mostrou brilho, mas cumpriu seu objetivo. Com dois gols de Luciano, um deles já nos minutos finais de jogo, o time de Mano Menezes conseguiu reagir após a eliminação no Campeonato Paulista, venceu o Bahia de Feira de Santana por 2 a 0 e avançou à próxima fase da Copa do Brasil sem necessidade do segundo jogo.

Com isso, o Corinthians garante uma folga ainda maior em seu calendário, já que está fora do mata-mata do Estadual. Em termos de Copa do Brasil, o time alvinegro larga na frente dos rivais São Paulo e Palmeiras, que decidirão a vaga contra CSA e Vilhena em casa, respectivamente.

Para o Corinthians, a vaga representa um alívio. A eliminação precoce do Campeonato Paulista colocou Mano Menezes em xeque pelo mau desempenho da equipe, que venceu só seis dos 14 jogos que disputou no torneio.

Ciente da fragilidade do Bahia de Feira de Santana, o treinador adiantou um pouco a sua equipe. Renato Augusto entrou como titular no meio-campo, substituindo Bruno Henrique e transformando o trio de volantes em uma dupla, com Guilherme e Ralf.

Só que a alteração não surtiu efeito de forma imediata. O Bahia, que só venceu um jogo até agora na temporada, entrou em campo totalmente retraído. O campo irregular e a arbitragem que deixou o jogo correr também não contribuíram, assim como a falta de entrosamento entre Jadson e Renato Augusto.

O resultado foi um jogo arisco para o Corinthians. Jacson, destaque do Bahia de Feira, exigiu que Cássio caísse duas vezes para fazer defesas difíceis em chutes de longe. O Corinthians, por sua vez, cercava a área do Bahia sem conseguir invadir, e parecia esperar um vacilo do time nordestino.

A falha veio aos 31 minutos do primeiro tempo. Após um chutão da defesa, Romarinho dominou bonito, tirou do zagueiro e encontrou Luciano nas costas da defesa. Com categoria, o jovem atacante tocou na saída do goleiro e abriu o placar para o Corinthians.

O gol não mudou o panorama do jogo, já que o Bahia de Feira seguia próximo de seu propósito, que era não perder de dois gols de diferença para levar o segundo jogo ao Pacaembu. E o Corinthians também não fez muito para conseguir a classificação direta.

Nos 20 primeiros minutos do segundo tempo, as únicas chances do clube paulista foram com Luciano. Na primeiro, o atacante tentou um toque por cima do goleiro do Bahia, sem sucesso. Na sequência, ele recebeu um cruzamento de Romarinho na direita e cabeceou por cima do gol.

Mano também pareceu satisfeito com o 1 a 0. Fábio Santos e Renato Augusto, cansados, deram lugar a Uendel e Danilo, mas o esquema foi mantido. Mais lento e dando mais espaços na defesa, o Corinthians só chegava na bola parada, quando Cleber marcou de cabeça após uma cobrança de falta, mas em condição irregular. O árbitro anulou o lance e frustrou o zagueiro, que já partia para a comemoração.

O time mudou em uma nova substituição. Malcom entrou na vaga de Jadson e fez o time chegar com mais perigo. Foi dele que saiu o gol que garantiu a vaga, aos 44 minutos do segundo tempo. O jovem destaque das categorias de base, em sua estreia, recebeu de Romarinho dentro da área e bateu para o gol.

No rebote do goleiro, Luciano bateu forte e fez 2 a 0. Foi o sexto gol do jovem atacante em seis partidas pelo clube desde que ele chegou do Avaí, há poucas semanas.

Agora, o Corinthians volta a São Paulo para um longo período de treinos. No próximo fim de semana, o time encerra a participação no Paulista contra o Atlético Sorocaba para depois voltar a campo só pelo Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA
Data:
19/03/2014 - 22h
Local: Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Kildenn Tadeu Morais de Lucena e José Maria de Lucena Neto (ambos da PB)
Cartões amarelos: Bruninho, Itapajipe e Coppetti (Bahia de Feira) e Guilherme (Corinthians)
Gols: Luciano, aos 31 min do primeiro tempo, e aos 44min do segundo tempo

BAHIA DE FEIRA
Maicon; Orlan, Itapajipe, Ramon e Cazumba; Coppetti, Anderson, Jó, Bruninho (Robert) e Jacson (Pablo); Carlinhos (Jeferson)
Técnico: Quintino Barbosa

CORINTHIANS
Cássio, Fagner, Gil, Cleber e Fábio Santos (Uendel); Ralf, Guilherme, Renato Augusto (Danilo) e Jadson (Malcom); Romarinho e Luciano
Técnico: Mano Menezes