Topo

Zaga e Fred falham, Flu perde para Horizonte e se complica na Copa BR

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/03/2014 23h45

O Fluminense queria eliminar o jogo de volta pela primeira fase da Copa do Brasil, mas acabou perdendo para o Horizonte-CE por 3 a 1 na estreia,  na casa do rival, e agora depende de uma vitória por ao menos dois gols no Maracanã, no dia 10 de abril, para evitar uma desclassificação precoce na competição nacional.Pesaram para o tropeço as falhas da defesa tricolor nos três gols do Horizonte e uma oportunidade claríssima perdida por Fred na pequena área, no fim do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava empatado em 1 a 1.

O time das Laranjeiras precisa de um triunfo por 2 a 0 ou por mais de três gols para avançar, enquanto o time cearense leva a vaga com um empate ou vitórias por somente um gol de diferença dos cariocas. Um novo 3 a 1 - mas do Fluminense - leva a decisão para os pênaltis.

Os donos da casa começaram a partida surpreendendo o Fluminense. Mesmo com um elenco mais humilde, o Horizonte atacava com muito perigo e criava boas jogadas em velocidade, principalmente pela direita, com o lateral Diego Maradona, sempre arisco nas idas ao ataque.

E foi do lado direito que saiu a jogada que terminou no gol de Dico. O atacante aproveitou falha clara de Gum e encheu o pé para acertar o canto direito de Diego Cavalieri, sem qualquer chance para o goleiro, aos 12min da etapa inicial.

O gol acordou o Fluminense, que deu resposta na mesma moeda rapidamente. Aos 15min, Walter recebeu pela esquerda do ataque tricolor e cruzou rasteiro na medida para Conca, livre, complementar para o fundo da rede.

O empate no marcador retratava um jogo bastante corrido e equilibrado em Horizonte. O time da casa apostava em jogadas de velocidade, principalmente pela direita, e, na maioria das vezes, em contragolpes. Já o Fluminense tinha maior posse de bola, mas não conseguia transformar isso em gols.

O Fluminense, porém, era claramente superior. Aos 30min, o Tricolor conseguiu sufocar o rival após duas saídas de gol desastradas do goleiro Jefferson. A zaga ainda evitou um gol já em cima da linha de Conca, mas apenas acompanhou com esperança quando Elivélton bateu de fora da área, mas a bola foi para fora.

No final do primeiro tempo, Fred e Marciel ainda protagonizaram chances incríveis para Fluminense e Horizonte. O camisa 9 tricolor perdeu gol inacreditável após receber bola de Walter na pequena área e acertou o travessão aos 43min, enquanto o jogador do time da casa pode marcar pouco depois, mas também falhou. 

O Fluminense pretendia reagir no primeiro tempo, mas viu um rival arisco do outro lado. Além de não conseguir criar muitas chances, o Tricolor viu o adversário aproveitar um contra-ataque para voltar à liderança no placar com Marciel, aos 17min do segundo tempo, em clara falha de posicionamento da defesa do time das Laranjeiras.

Com a desvantagem, a partida ganhou contornos complicados para o Fluminense. O time tentava o empate para levar a decisão para o Rio de Janeiro em condições mais simples, mas se via ameaçado por contragolpes perigosos do rival após suas investidas ofensivas.

As chances do Fluminense na partida, entretanto, apareciam muito pouco. Aos 37min, o atacante Biro Biro teve boa oportunidade já dentro da área, mas bateu muito mal, por cima do gol. O jovem Kenedy repetiria o companheiro pouco depois com outro gol perdido. A situação se complicaria com o gol de Jajá aos 46min da segunda etapa e poderia piorar ainda mais se Elivélton não salva bola em cima da linha instantes antes do apito final do árbitro.

HORIZONTE-CE 3  X 1 FLUMINENSE

Local: Horácio Domingos, em Horizonte, no Ceará
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Gols: Dico aos 12 minutos do primeiro tempo (HOR) e Conca, aos 15 minutos do primeiro tempo (FLU); Marciel, aos 17 minutos do segundo tempo, e Jajá, aos 46 minutos do segundo tempo (HOR)

HORIZONTE-CE
Jefferson, Diego Maradona (Franklin), Douglas, Ramon, Rick, Albano, Rafael, Fernando Sobral (Adriel Goiano), Diego Palhinha (Jajá), Marciel e Dico
Técnico: Roberto Carlos

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Elivelton e Chiquinho; Valencia, Diguinho (Biro Biro), Jean e Conca (Wagner); Walter (Kenedy) e Fred
Técnico: Renato Gaúcho