Topo

Ao ritmo de marchinhas, América-MG elimina Santos-AP e segue na Copa BR

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2014 22h23

Contra um time quase amador, na definição do dirigente Francisco Santiago, membro do Conselho de Administração do clube, o América-MG venceu o Santos do Amapá, por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, no Zerão. Dessa forma, o time americano conseguiu seu objetivo e eliminou o jogo de volta na capital mineira. Obina não marcou, mas participou dos lances dos dois gols que colocaram a equipe na próxima fase da Copa do Brasil.

“Não é dizer que o Santos seja um time fraco, mas tem poucas variações de jogadas, é quase amador”, afirmou o dirigente Francisco Santiago, que acompanhou a delegação a Macapá. O time americano foi superior ao adversário na maior parte do tempo e desperdiçou um grande número de chances de gols, que poderia lhe garantir uma vitória mais tranquila.

Treinado por Jason, ex-atacante do Atlético-MG em 1988 e 89, o Santos-AP foi um adversário que pouco exigiu do América-MG. O destaque do time da casa foi uma animada bandinha, que teve fôlego para manter o ritmo de carnaval, com tradicionais marchinhas, durante os 90 minutos, mesmo com o seu time sendo derrotado.

O Estádio Zerão tem uma curiosidade. O gramado é ‘cortado’ pela Linha do Equador, que divide o campo nos hemisférios norte e sul. Grande parte do jogo foi disputado sob chuva intensa, especialmente na etapa final. Se não puderam comemorar gol do time da casa, pelo menos os torcedores de Macapá vibraram com o anúncio do gol de Alecsandro para o Flamengo, contra o Emelec, pela Libertadores. Gritos de “Mengo” foram ouvidos no estádio.

O América-MG começou arrasador e logo aos 6 min do primeiro tempo abriu o marcador, com gol de Elvis, aproveitando bola rolada de Obina e que ainda desviou em um marcador. Não demorou muito e Obina mandou a bola no travessão, aos 8 min. Na etapa inicial, ele ainda finalizou outra vez na trave. Na base do contra-ataque, na maior parte desse tempo, o time americano foi mais perigoso do que os donos da casa.

O Santos do Amapá só foi melhor entre os 10 min e os 25 min, da primeira etapa, quando o América recuou e reduziu muito o seu ritmo. Depois disso, no entanto, o time mineiro voltou a assumir o controle da partida, ameaçando sempre o gol defendido por Diego e criando oportunidades para fazer o segundo gol, que saiu aos 45 min. Elsinho recebeu a bola de Obina e bateu cruzado, aumentando a vantagem para 2 a 0.

O time local voltou para a etapa final com o objetivo de marcar pelo, menos um gol para garantir a partida da volta, no Independência, que seria na próxima quarta-feira, dia 9 de abril. Já o América priorizou administrar a vantagem, atuando mais recuado e buscando explorar contra-ataques. Por isso, correu risco de sofrer um gol, que complicaria os planos americanos. Aos 31 min, Matheus evitou que o Santos diminuísse o placar.

A equipe anfitriã não desistiu e tentou até o final balançar as redes americanas para jogar na capital mineira, o que não acontecerá. E o Santos ainda foi castigado, pois sofreu o terceiro gol, aos 48 min, por meio do estreante atacante Júnior Negão. O América aguarda agora o vencedor do confronto entre Bahia e Villa Nova. No primeiro jogo, em Nova Lima, houve empate em 1 a 1.“Estamos agora com 12 dias de frente para nos preparar”, afirmou Obina, ressaltando a importância do jogo da volta. “Teremos mais tempo para arrumar o time, treinar muito para ficar melhor física e tecnicamente”, acrescentou.