Topo

Figueirense leva susto, vira e avança; Atlético-GO se classifica com empate

Jogadores do Figueirense comemoram gol em vitória diante do Plácido de Castro - Luiz Henrique / site oficial do Figueirense
Jogadores do Figueirense comemoram gol em vitória diante do Plácido de Castro Imagem: Luiz Henrique / site oficial do Figueirense

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 22h28

Finalistas em seus estaduais, Figueirense e Atlético-GO decidiram entrar em campo com equipes praticamente reservas nos jogos de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Mas precisaram recorrer aos titulares para não decepcionarem. Éverton Santos fez dois e Giovanni Augusto outro na vitória de virada do time catarinense diante do Plácido de Castro por 3 a 1. Já o inspirado atacante Junior Viçosa marcou duas vezes no empate dos goianos sobre o Flamengo-PI por 2 a 2 e que também significou a classificação --vitória por 1 a 0 no jogo de ida.

Apesar de colocar uma equipe considerada reserva, o técnico Vinicius Eutrópio queria um resultado positivo para dar confiança à equipe do Figueirense para o jogo de domingo. Não passava pela cabeça de ninguém uma precoce eliminação no torneio nacional. Na ida, empate sem gols.

Dos atletas que iniciaram o confronto de domingo passado diante do Joinville, apenas Nem e Dudu começaram o duelo desta quarta-feira. O que se viu foi um time pouco inspirado. Não bastasse isso, o rival foi para o intervalo com uma vitória. Aos 42min, Douglas cobrou falta e contou com uma falha coletiva do rival para fazer 1 a 0 para o Plácido de Castro.

Agora, o Figueirense precisaria virar. Os titulares Éverton Santos, Lúcio Maranhão e Giovanni Augusto entraram em campo na etapa final. E Éverton Santos comprovou sua excelente fase. Balançou a rede em duas oportunidades e virou o marcador. Nos acréscimos, o time catarinense teve pênalti, e o goleiro Darlan foi expulso. Giovanni Augusto cobrou e selou a vitória. 3 a 1.

Atlético-GO sofre para se classificar

A situação do Atlético-GO parecia mais confortável, uma vez que tinha vencido o jogo de ida. Mas também está com a cabeça na final do Goiano. Diante disso, Marcelo Martelotte decidiu poupar seus principais atletas e, de quebra, promoveu a estreia dos cinco reforços anunciados e que não podem atuar no estadual.

Os laterais Jonas e João Lucas, os volantes Wagner Carioca e Marcus Vinícius e o atacante Josimar começaram a partida. O time goiano até criou, mas levava pouco perigo. Já o Flamengo-PI teve chances. Acertou uma bola na trave com o veterano Tuta. Aos 19min, Zuza abriu o placar para os piauienses.

Marcelo Martelotte não pensou duas vezes. Voltou para o segundo tempo com alguns titulares. E Junior Viçosa mostrou porque é considerado como peça fundamental no esquema atleticano. Fez os dois gols e virou para os goianos. No final, Tuta igualou. O empate, porém, foi suficiente para os donos da casa. Ainda nesta quarta-feira, o Treze derrotou o Tombense-MG por 2 a 1 e também se classificou (empate por 1 a 1 no primeiro jogo).