Topo

Na noite de Pato, é Ganso quem está na berlinda do São Paulo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 11h00

O São Paulo faz nesta quarta-feira, às 22h, o jogo de volta contra o CSA pela primeira fase da Copa do Brasil, após vencer por apenas 1 a 0 em Maceió. O protagonista da noite será o atacante Alexandre Pato, que estreia num Morumbi que deve receber grande público após promoção no preço dos ingressos. Quem está na berlinda, porém, é Paulo Henrique Ganso. Deslocado pelo técnico Muricy Ramalho para permitir a entrada do atacante ex-Corinthians, o meia deverá voltar ao banco de reservas se não fizer boa partida.

Muricy Ramalho disse após a eliminação para o Penapolense nas quartas de final do Paulistão que havia pensado em um esquema tático para encaixar Pato, Ganso e Luis Fabiano. Usou o período livre que teve após a queda no estadual para trabalhar o sistema tático. O 4-2-3-1 anterior, com dois pontas (Pabon e Osvaldo) e um meia (Ganso) atrás de Luis Fabiano, deu lugar a um 4-4-2 com Luis Fabiano e Pato, mais recuado, no ataque, e uma linha de quatro jogadores no meio de campo, com dois volantes (Souza e Maicon) e Ganso e Osvaldo abertos pelo lado direito e esquerdo, respectivamente.

Ganso não jogará onde prefere jogar. Armador central de origem, como sempre jogou, agora terá de exercer a ponta direita. Muricy já explicou que o camisa 10 não fará a função de Pabon, que atua rente à linha lateral do campo defensivo ao ofensivo, mas sim a de um ponta que corta para dentro do campo, em direção à área adversária.

A sombra de Pabon, no entanto, é grande. O colombiano tem como posição de origem a meia direita que Ganso ocupará improvisado. Além disso, Pabon não estava jogando pior do que outros jogadores do time quando foi sacado para que Pato, Ganso e Luis Fabiano pudessem atuar juntos.

Ao lado de Ganso está a boa relação com Muricy Ramalho, construída desde o Santos. O atual treinador do São Paulo tem sido muito mais paciente do que Ney Franco foi, por exemplo. Muricy já colocou Ganso no banco em 2014, mas dá diversas oportunidades ao meia para que ele possa recuperar o bom nível. Até agora, oscila.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X CSA

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 9 de abril de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Assistentes: Gabriel Conti Viana e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Ganso, Souza, Maicon e Osvaldo; Alexandre Pato e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

CSA: Pantera, Pedro, Léo Bahia, Roberto Dias e Mineiro; Charles Vagner, Lucas, Gerson e Daniel Costa; Diego Clementino e Jefferson Maranhense
Técnico: Marlon Araújo