Topo

Lusa vence, mas leva gol no Canindé e acaba eliminada da Copa do Brasil

Lusa foi eliminada na 1ª fase da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido; em 2013, perdeu do Naviraiense - Wagner Carmo/VIPCOMM
Lusa foi eliminada na 1ª fase da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido; em 2013, perdeu do Naviraiense Imagem: Wagner Carmo/VIPCOMM

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 21h25

A Portuguesa está fora da Copa do Brasil. A equipe rubro-verde até venceu o Potiguar de Mossoró por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, mas o gol sofrido no Canindé fez toda diferença, e desta forma quem acabou avançando no torneio nacional foi o time do Rio Grande do Norte – que havia vencido o jogo de ida, em Mossoró (RN), por 1 a 0.

Mesmo com um homem a mais em campo em mais da metade do segundo tempo, a Portuguesa não conseguiu achar o terceiro gol, que o garantiria na segunda fase da Copa do Brasil.

Agora, na segunda fase do torneio nacional, o Potiguar de Mossoró encara a equipe do Santa Rita-AL, que bateu o Guarani por 2 a 1 na tarde desta quarta-feira, em Paulínia (SP), e ficou com a vaga – o jogo de ida, em Alagoas, havia terminado com um empate sem gols.

Quando o juiz soou o apito inicial, a Portuguesa não tinha outra alternativa, a não ser partir para o ataque, já que jogava em casa e precisava de pelo menos um gol. Mas foi o Potiguar de Mossoró quem saiu à frente no placar e complicou a vida dos rubro-verdes, que passaram a precisar de três gols para saírem do Canindé classificados para a segunda fase.

Aos 24min, Reginaldo Júnior recebeu lançamento de Vavá pelo centro, ganhou do zagueiro, invadiu a área e bateu cruzado; o chute não saiu tão forte, mas o goleiro Glédson – que chegou a tocar na bola – acabou aceitando. 1 a 0. Dez minutos depois, porém, a Lusa voltou a sonhar com a classificação, já que conseguiu deixar tudo igual no Canindé.

Após receber lançamento pela direita, Vander tirou o zagueiro e finalizou cruzado, rasteiro; a bola encontrou Laércio, que em posição duvidosa apenas teve o trabalho de empurrar para as redes, com o gol vazio. 1 a 1, placar do primeiro tempo. Desta forma, a Lusa precisaria de dois em 45 minutos para permanecer viva na competição nacional.

E o primeiro deles saiu, aos 19min. A dupla Laércio/Vander voltou a funcionar, mas agora foi invertido. Laércio arriscou de longe, Ramon espalmou para frente e, no rebote, Vander empurrou para as redes. 2 a 1. Faltava mais um, e ele ficou mais perto quando Berg, do Potiguar, foi expulso após receber o segundo amarelo por simulação, aos 20min.

Desta forma, a Portuguesa tinha pouco mais de 25 minutos para marcar mais um gol. Bem que tentou, chegou perto com William Magrão aos 35min (Paulo Paraíba salvou em cima da linha), mas não conseguiu encontrar o terceiro gol e assim acumulou mais um vexame no Canindé. Ainda houve tempo para Wagner, aos 44min, ser expulso e deixar o jogo com dez contra dez.