Topo

Santos encara decisão contra o Mixto com sombras de vexames 'CSA e Ituano'

Além da perda do título contra o Ituano, torcedores sempre lembram de vexame na Copa do Brasil de 2009 - LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Além da perda do título contra o Ituano, torcedores sempre lembram de vexame na Copa do Brasil de 2009 Imagem: LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

16/04/2014 06h00

A vitória contra o Mixto-MT nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, não garante ao Santos apenas uma vaga na próxima fase da competição. O resultado positivo evitará principalmente um novo vexame do clube. Além do recente tropeço, na final do Campeonato Paulista contra o Ituano, o alvinegro praiano sempre é “assombrado” devido à eliminação para o CSA-ALA na edição de 2009 da Copa do Brasil.

Os jogadores atuais do Santos não se importam com o resultado contra o CSA, mas os torcedores consideram a eliminação para o time de Alagoas como um dos principais vexames da história do clube.

Na ocasião, o Santos de Vágner Mancini também havia empatado o primeiro jogo por 0 a 0, mas foi eliminado ao perder a partida de volta por 1 a 0 na Vila, com gol de Júnior Amorim.

Como iniciaria quatro dias depois as finais do Campeonato Paulista contra o Corinthians de Ronaldo, o treinador optou por escalar um time misto e poupou seus principais jogadores. Com a derrota parcial durante o segundo jogo contra o CSA, Mancini ainda colocou Kleber Pereira e Paulo Henrique Ganso no segundo tempo, mas não conseguiu o resultado para a classificação.

Se não se lembram do vexame contra o CSA, os atletas do atual elenco têm a perda da final do Paulistão para o Ituano bem viva em suas mentes. O gerente de futebol do clube, Zinho, admitiu que a tristeza é muito grande por partes dos jogadores.

“É normal que todo mundo ainda está triste, por isso estou aqui, chateado, já fizemos reunião com todo elenco, comissão técnica, falando da importância de vencer o jogo. É importante ter essa partida (contra o Mixto) até para começar apagar um pouco as finais (Paulista). Hoje, como ainda não jogou o outro jogo, se comenta do Ituano, os jogadores estão chateados, tristes”, disse Zinho.

Para o duelo contra o Mixto, o técnico Oswaldo de Oliveira já tem um desfalque certo – o atacante Rildo, que sofreu entorse no tornozelo direito na final contra o Ituano. Se não bastasse, três experientes titulares – Thiago Ribeiro, Leandro Damião e Cícero – são dúvidas para o confronto e passarão por fisioterapia nesta quarta-feira, no CT Rei Pelé.

O desfalque de Thiago Ribeiro é quase certo. O camisa 11 sofreu uma “paulistinha” na coxa esquerda contra o Ituano e sente muitas dores no local. Damião sente incomodo muscular e, inclusive, disputou a final do Paulista com dores na coxa direita. Já Cícero é dúvida por causa do pisão que sofreu no duelo contra o Ituano.

Como empatou por 0 a o no jogo de ida, em Cuiabá, no último dia 2, o Santos precisa de uma vitória simples para eliminar o Mixto. Empate sem gols leva a decisão por pênaltis, enquanto empate com gols classifica o time do Mato Grosso.

Ficha Técnica – Santos e Mixto-MT

Data e hora: 16/04/2014, às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Transmissão: TV Globo e Band
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Marcos Rogerio da Silva – (PR)  

Santos: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Cícero (Lucas Lima); Geuvânio, Thiago Ribeiro (Gabriel) e Leandro Damião (Stéfano Yuri).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Mixto: Igor, Denilson, Ricardo Ehle, Robinho e Ítalo; Kiko, Paulo Almeida, Gabriel e Ruy Cabeção; Fogaça e João Paulo
Técnico: Ary Marques