Topo

Corinthians chega a 6 jogos sem levar gol, mas defesa ainda inspira cuidado

Do UOL, em São Paulo

01/05/2014 06h00

O Corinthians que começou o ano sofrendo gols em profusão, aparentemente, ficou para trás. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Nacional-AM na última quarta, pela Copa do Brasil, o time de Mano Menezes completou seis jogos consecutivos sem levar gols. O problema é que o time ainda dá muita liberdade aos rivais e, para não ser vazado, se apoia nas boas atuações de Cássio, que não está mais protegido como em outros tempos.

A evolução é sensível. Foram 19 gols sofridos nos 13 primeiros jogos do ano. Daí em diante, o Corinthians já enfrentou Penapolense, Bahia de Feira, Atlético Sorocaba, Atlético-MG, Flamengo e Nacional-AM, saindo ileso de todos os confrontos.

“Antes estávamos sofrendo muitos gols, isso tira a tranquilidade. Hoje vamos mais confiantes para campo nesse aspecto. Antes a gente fazia dois e estava tomando três. E é difícil ter de fazer quatro gols para poder ganhar”, disse Mano Menezes ainda em Manaus, durante entrevista coletiva transmitida pela rádio Globo.

Só que o treinador sabe que os números não dizem tudo, e que o Corinthians ainda precisa melhorar seu sistema defensivo para atingir a consistência de atuações que ele deseja. Embora não tenha sofrido gols, o time deixou Cássio exposto.

Em dois jogos pela Copa do Brasil, vitórias fáceis contra Bahia de Feira e Nacional-AM, o goleiro foi acionado em seis oportunidades, segundo dados do Footstats. No Brasileiro, contra Atlético-MG e Flamengo, foram sete, com os dois times criando chances claras de gol nos respectivos confrontos. Mano, porém, vê a necessidade de evolução como algo comum a todos os times.

“Temos poucas equipes que estão em uma produção já satisfatória. A realidade do futebol brasileiro é que ainda estão se armando as equipes. Quando você está armando você não produz tão bem. Tem só dois ou três que estão produzindo mais que os outros”, disse ele, ao avaliar a forma do Corinthians na comparação com os rivais.