Topo

Zagueiro de 18 anos e Ceni marcam, e SP avança na Copa do Brasil

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

07/05/2014 23h51

O São Paulo precisava vencer na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, para reverter a desvantagem da derrota para o CRB por 2 a 1, em Maceió, no primeiro jogo. E conseguiu graças aos gols de Osvaldo e do jovem zagueiro Lucas Silva, de 18 anos, que apareceu como surpresa na escalação do técnico Muricy Ramalho e marcou de cabeça, no segundo tempo. Rogério Ceni fechou a conta, de pênalti: 3 a 0. O São Paulo não demonstrou um futebol brilhante, mas poderia ter feito placar muito mais amplo. Paulo Henrique Ganso, Luis Fabiano e Alexandre Pato perderam chances incríveis.

A surpresa pela escalação de Lucas Silva veio porque se esperava que Edson Silva formasse a dupla de zaga com Antonio Carlos pelo desfalque de Rodrigo Caio, suspenso pelo cartão vermelho recebido na primeira partida. Outra novidade no time titular do São Paulo foi a entrada de Ganso no lado direito do meio de campo três dias depois do camisa 10 ter criticado o esquema tático de Muricy Ramalho, com quatro atacantes, que no empate contra o Coritiba, por 2 a 2, no sábado, o deixou no banco. Ele fez as vezes do colombiano Pabon, péssimo no fim de semana, com direito a vaias. E foi um dos melhores da equipe. 
 
Diferentemente de outros jogos desde que Alexandre Pato entrou no time, o São Paulo não zelou por trilhar o caminho mais belo ao construir as jogadas. O passe de setor a setor, com jogadas iniciadas pelos laterais, passando pelos volantes, até chegar ao setor ofensivo, deram lugar a ligações diretas. Foram muitos passes longos, a maioria dos pés de Alvaro Pereira e Antonio Carlos, que até surtiram efeito e impuseram a zaga do CRB a maior dificuldade. 
 
Antes do gol de Osvaldo, foi possível ouvir os gritos contra a Copa do Mundo que foram repetidos várias vezes durante a partida, horas depois da convocação da seleção brasileira anunciada pelo técnico Luiz Felipe Scolari. “Copa é o c..., seleção é o time do São Paulo”. Os gritos de protesto também ecoaram quando a bandeirinha Fernanda Colombo errou diversas vezes contra o time de Muricy Ramalho. 
 
Quem calou os protestos foi Osvaldo, que marcou de cabeça após cruzamento de Luis Ricardo. O segundo, de Lucas Silva, saiu no início do segundo tempo, quando Paulo Henrique Ganso cobrou falta e encontrou o jovem companheiro na área para marcar. 
 
Rogério Ceni, que assustou no primeiro tempo após choque com um dos jogadores do CRB, fez o terceiro. O goleiro converteu pênalti sofrido pelo atacante Ademilson – que entrou no lugar de Pato e brilhou de novo: driblou o goleiro e sofreu a falta dentro da área. 
 
O São Paulo agora espera o vencedor do confronto entre Bragantino e Figueirense para saber qual será o adversário na terceira fase da Copa do Brasil. 
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 0 CRB
 
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 7 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)
Assistentes: Fernanda Colombo Uliana (Fifa-SC) e Helton Nunes (SC)
 
Gols: Osvaldo, Lucas Silva e Rogério Ceni (São Paulo)
Cartões amarelos: Ganso (São Paulo)/Julio Cesar, Johnnatan e Diego Aragão (CRB)
 
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Luis Ricardo, Antonio Carlos, Lucas Silva e Alvaro Pereira; Ganso (Boschilia), Souza, Maicon e Osvaldo; Alexandre Pato (Ademilson) e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho
 
CRB: Júlio César, Diego Aragão, Marcus Vinícius, Gabriel e Gleidson; Olívio, Audálio (João Vítor), Johnnattan (Marcelo Maciel) e Diego Rosa; Geovani e Tozin
Técnico: Eduardo Souza