Topo

Ceará vira sobre a Chapecoense e se aproxima da vaga; ABC se classifica

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/05/2014 21h22

Mesmo atuando fora de casa, o Ceará não se intimidou e jogando de forma objetiva derrotou a Chapecoense por 2 a 1 nesta quarta-feira, no Índio Condá. Com dois gols de Bill, a equipe visitante tem a vantagem de poder perder por até um gol de diferença para assegurar presença na terceira fase da Copa do Brasil. O segundo jogo acontece dia 23 de julho, em Fortaleza. Tiago Luís marcou o único gol da equipe catarinense, que precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença ou por um desde que seja a partir de 3 a 2.

O jogo começou equilibrado e com poucas oportunidades de gol. A Chapecoense tinha maior posse de bola e no momento que a partida estava mais estudada conseguiu abrir o placar. O atacante Tiago Luis recebeu de Rafael Lima, cortou para o meio e encobriu o goleiro Luís Carlos, aos nove.

O Ceará tentou se organizar após sofrer o gol e na tentativa de buscar o empate, cedeu campo para o adversário armar alguns contra-ataques. A equipe visitante quase igualou o placar, aos 22, quando Nikão arriscou de fora da área e Lauro fez a defesa.

Mesmo assim, a Chapecoense não se intimidou e demonstrava mais objetividade na construção das jogadas. A etapa caminhava para terminar com a vitória parcial dos donos da casa, mas o Ceará deixou tudo igual, aos 36. Magno Alves fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Bill deixar sua marca.

O segundo tempo iniciou com a Chapecoense errando muito e se precipitando na conclusão das jogadas. O Ceará apostou no erro do adversário e acabou virando a partida, aos 19. O lateral Neuton falhou, Bill aproveitou e tocou na saída de Lauro.

O time visitante se empolgou e quase marcou mais um, aos 22, após cabeçada de Magno Alves. A torcida da Chapecoense passou a pressionar os jogadores e não perdoava os erros de passe.

A equipe catarinense não conseguia força para reagir e o Ceará diminuiu o ritmo nos quinze minutos finais para manter sua vitória e, consequentemente, ficar em vantagem na busca da vaga para a terceira fase. 

ABC vira sobre o Atlético-GO e se classifica

O ABC assegurou presença na terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Atlético-GO, de virada, por 2 a 1, no Serra Dourada. Lino abriu o placar para os goianos. No entanto, Denis Marques e João Henrique deram a vitória ao time potiguar.

A vitória assegurou a equipe alvinegra na sequência na competição porque houve empate por 1 a 1 no jogo de ida, em Natal. O time nordestino enfrentará o Novo Hamburgo na próxima fase.

*Atualizada às 22h27