Topo

Com homenagens para Suassuna, Sport vence Paysandu, mas é eliminado

A vitória do Sport sobre o Paysandu não foi suficiente para a equipe se classificar - Renato Spencer/Getty Images
A vitória do Sport sobre o Paysandu não foi suficiente para a equipe se classificar Imagem: Renato Spencer/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/07/2014 21h23

Na noite que iniciou com homenagens para Ariano Suassuna, o Sport derrotou o Paysandu por 3 a 2 nesta quinta-feira, na Ilha do Retiro. Os gols foram marcados por Ananias (dois), Danilo, Oswaldo (contra) e Marcos Paraná. Entretanto, o resultado não foi capaz de classificar a equipe pernambucana para a terceira fase da Copa do Brasil porque o adversário marcou mais gols fora de casa no confronto. No jogo de ida, os paraenses venceram por 2 a 1.

Como seguiu na competição, o Paysandu enfrentará o Coritiba na luta para continuar sonhando com o título da Copa do Brasil. Por outro lado, o Sport concentra suas atenções no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana no restante do ano.

Fases do jogo:
A partida iniciou muito movimentada. O Sport implantou um ritmo mais forte e com dois minutos de partida abriu o placar, com Ananias. O atacante marcou de cabeça após cruzamento de Felipe Azevedo. A equipe seguia melhor e fez o segundo, aos 14, com Danilo, em nova jogada aérea.

O Paysandu tentou se organizar e acabou diminuindo o placar, aos 17, em um gol contra marcado por Oswaldo. A partida ficou equilibrada porque os visitantes passaram a chegar com perigo, principalmente nos lances de bola parada. Mesmo assim, o Sport acabou desempatando com Ananias novamente, aos 40. Ainda deu tempo para o time paraense diminuir dois minutos depois, com Marcos Paraná, e classificar momentaneamente sua equipe.

A qualidade técnica da partida caiu um pouco na segunda etapa. Poucas chances de gols foram criadas, mas o placar estava aberto porque os dois times não pareciam satisfeitas com o resultado. O Sport cresceu após uma fase de estudo e o Paysandu se defendia. O placar se manteve e os paraenses puderam comemorar a classificação.

Esquentou. Everton Silva colocou o cotovelo no rosto de Renê para proteger a bola, aos dois minutos do segundo tempo. O lance provocou uma discussão de Neto Baiano com o lateral direito do Paysandu. No minuto seguinte, ele colocou a mão na mão na bola após uma disputa na lateral do campo e finalmente foi punido com um cartão amarelo.

O melhor:
Douglas.
Nos momentos de pressão do Sport, principalmente no segundo tempo, o goleiro fez defesas importantes e evitou a classificação do time mandante.

O pior:
Yago Pikachu.
O meia foi bem marcado pelos defensores do Sport e não conseguiu repetir as boas atuações de jogos anteriores diante da equipe pernambucana.

Chave do jogo:
Em um primeiro tempo movimentado, o Paysandu conseguiu reagir no momento que o Sport mostrava melhor futebol. Na segunda etapa, a equipe paraense implantou uma boa marcação e impediu que o adversário finalizasse com maior qualidade.

Para lembrar:

Homenagem.
O Sport homenageou Ariano Suassuna, falecido na quarta-feira, antes da bola rolar. Os jogadores entraram em campo com uma faixa, que continha uma foto do escritor e a frase: “Eles não sabem o que é felicidade. Felicidade é torcer para o Sport.” Quando foi respeitado um minuto de silêncio, a mesma frase e uma imagem do torcedor ilustre apareceu no telão da Ilha do Retiro.

Lado positivo da desclassificação. Com a eliminação do Sport da Copa do Brasil, o time pernambucano irá disputar a Copa Sul-Americana deste ano. O clube se credenciou para disputar a competição após ganhar a Copa do Nordeste. No entanto, estaria fora da disputa caso avançasse para a terceira fase.

SPORT 3 x 2 PAYSANDU

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 24/07/2014 (quinta-feira) 
Árbitro:  Raphael Claus (SP)
Assistentes:  Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Patric (Sport); Yago Pikachu e Everton Silva (Paysandu)
Gols: Ananias, aos dois, Danilo, aos 14, e Oswaldo (contra), aos 17, e Ananias, aos 40, e Marcos Paraná, aos 42 minutos do primeiro tempo

SPORT
Saulo; Patric, Ewerton Páscoa, Oswaldo e Renê; Willian (Wendel), Rithely, Ananias e Danilo (Aílton); Felipe Azevedo (Mike) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista

PAYSANDU
Douglas; Everton Silva, Charles, Reniê e Airton; Augusto Recife (Ricardo Capanema), Zé Antônio, Marcos Paraná (Héverton), Rafael Tavares (Fabinho) e Yago Pikachu; Ruan
Técnico: Vica