Topo

Com gol no final, Novo Hamburgo elimina ABC e vai às oitavas da Copa BR

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 21h23

O Novo Hamburgo está entre os 16 melhores times da Copa do Brasil. A vaga foi conquistada na noite desta quarta-feira, no estádio do Vale, após vitória de 2 a 0 sobre o ABC - o time potiguar havia vencido o duelo de ida, em Natal, por 1 a 0.

O gol da classificação para as oitavas de final da competição, algo inédito na história do Novo Hamburgo, foi marcado por Juba, já aos 46min do segundo tempo, quando o duelo vinha caminhando para ser decidido nos pênaltis.

Fases do jogo: Com três zagueiros e a vantagem de empatar para ficar com a vaga, o ABC mostrou claramente, desde o início da partida, que foi a Novo Hamburgo para segurar o empate e, quem sabe, conseguir um gol de contra-ataque para ampliar ainda mais a vantagem. Não deu certo.

Sem criatividade no meio-campo e apenas utilizando as ligações diretas, o setor ofensivo não funcionava. O Novo Hamburgo, por sua vez, tentava explorar as jogadas de velocidade, especialmente pelas laterais, para em algum momento encontrar espaço na defesa do time potiguar. E conseguiu.

Aos 27min, Afonso tocou para Preto, fez a ultrapassagem pela direita e recebeu lindo passe dentro da área. Sozinho, o lateral direito teve tranquilidade para finalizar no alto e abrir o placar no estádio do Vale. 1 a 0, resultado este que levaria a decisão para os pênaltis.

Na etapa final, com a mudança tática do ABC, o jogo ganhou em emoção. As chances, enfim, começaram a aparecer, e os camisas 9 das duas equipes foram responsáveis por desperdiçar as grandes oportunidades da partida no tempo normal.

Rodrigo Silva mandou para fora em cabeceada de dentro da pequena área, enquanto Douglas resolveu tocar ao invés de chutar e perdeu ótima chance de fazer 2 a 0. Mas nos acréscimos, Juba aproveitou bola alçada na área e desviou de cabeça para fazer um gol histórico.

O melhor: Juba. Responsável pelo gol que pode ser considerado o mais importante da história do Novo Hamburgo até aqui.

O pior: Rodrigo Silva. Perdeu gol feito na metade do segundo tempo. ABC teria empatado e mudado a história do confronto.

Chave do jogo: Tabela e velocidade. Com as duas defesas bastante fechadas, a saída era jogar rápido pelas laterais até encontrar um espaço. Foi desta forma que o Novo Hamburgo abriu o placar, após jogada muito bem feita pelo lado esquerdo.

Toque dos técnicos: Zé Teodoro resolveu iniciar o jogo no esquema 3-5-2. Não deu certo. Na etapa final, ele tirou um zagueiro (Sueliton) e colocou um volante (Somália), deixando o time um pouco melhor. Algumas chances até apareceram, mas foi muito pouco.

Para lembrar:

Adversário indefinido. O adversário do Novo Hamburgo será conhecido através de um sorteio, que reunirá ainda a participação dos clubes brasileiros que disputaram a Copa Libertadores.

Próximos compromissos. O ABC volta a campo no próximo sábado para encarar o América-MG no estádio Independência. No mesmo dia, o Novo Hamburgo visita o São José em duelo válido pelo Campeonato Metropolitano 2014.