Topo

Sem nenhum titular, Santos encara o Londrina em teste para o Brasileirão

Souza será um dos testados por Oswaldo, que o vê como substituto de Lucas Lima - Divulgação/Santos FC
Souza será um dos testados por Oswaldo, que o vê como substituto de Lucas Lima Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/07/2014 06h00

O técnico Oswaldo de Oliveira tem dois motivos para escalar somente os reservas do Santos no duelo contra o Londrina nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio do Café, válido pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O treinador pretende com a estratégia evitar um desgaste físico excessivo de seus titulares e testar atletas pouco utilizados na temporada visando a sequência do Campeonato Brasileiro.

Oswaldo utiliza o volante Arouca como exemplo para fortalecer a sua tese de que precisa poupar todos os titulares contra o Londrina. Ele lembra que, antes de sua chegada no início do ano, o camisa 5 sofria com diversas lesões musculares devido ao excesso de jogos.

“É a maneira que eu tenho de motivá-los (atletas reservas). Essa questão de titularidade, não posso dizer que Aranha a Arouca não são titulares, claro que são. É que o Arouca fica tão cansado que preciso colocar ele no freezer para não perdê-lo. Ele tinha um histórico grande de lesões no Santos, esse ano não se machucou. Mas depende muito do que eles (reservas) me motivarem. Se os caras tiverem dormindo em campo, não vou colocá-los. Eles me motivam primeiro, é uma troca”, afirmou Oswaldo.

Além de evitar lesões, Oswaldo quer encontrar outros titulares em seu elenco para a disputa do Brasileirão. O treinador destaca que precisa de um substituto para o meia Lucas Lima e, por isso, estará de olho em Souza, que fará a função de “maestro” do time na partida contra o Londrina.

“A ideia é realmente manter a forma (tática) como o time vem jogando, respeitando as características de cada um, um é mais veloz, outro mais técnico, outro mais marcador. Com o Souza pretendo aproveitá-lo sim nessa função, ou em dupla com o Lucas Lima, ou substituindo o titular. Tenho trabalhado o Serginho, mas precisa amadurecer mais. A única posição que não temos reposição imediata é o Lucas Lima, então estou trabalhando o Souza como essa opção futura”, explicou.

Oswaldo não pôde escalar o zagueiro Jubal e o lateral direito Victor Ferraz no time B do Santos. Isso porque os dois não podem atuar contra o Londrina. O primeiro cumpre suspensão automática, enquanto Ferraz, reserva imediato de Cicinho, já atuou pelo Coritiba na Copa do Brasil.

Leandro Damião, Edu Dracena e Gustavo Henrique continuam se recuperando de lesões e seguem de fora. A ausência mais curiosa no time B do Santos ficou por conta do atacante Geuvânio. A revelação santista perdeu a posição de titular para Thiago Ribeiro no último jogo e se tornou a quarta opção entre os atacantes reservas. Oswaldo optou pelo trio formado por Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Stéfano Yuri.

“O Geuvânio está disputando posição com outros jogadores e aqui quem estiver em melhor momento, cumprindo bem as tarefas, vai ter oportunidade. E nesse momento o Jorge Eduardo está amadurecendo. O Geuvânio oscilou por vários motivos, ele vai para o banco e como foi no domingo se precisar vai jogar, sim”, disse. 

O Londrina, por sua vez, o técnico Cláudio Tencati não contará com Bruno Batata, que não pode atuar porque já defendeu o J. Malucilli na competição. O treinador tem apenas uma duvida para escalar o time. Paulinho e Rone Dias disputam uma posição no ataque. Se Rone for o escolhido, o meia Celsinho jogará improvisado como atacante. Aliás, Celsinho é a grande preocupação de Oswaldo de Oliveira no Santos.

“É uma equipe que tirou o Criciúma da Copa do Brasil, e é campeão paranaense. Tem um meia armador, o Celsinho, muito bom, inteligente, técnico, dois laterais que apoiam bem e chegam com frequência ao ataque”, disse o técnico santista.

Ficha Técnica - Londrina-PR x Santos-SP

Data: 31 de julho de 2014
Horário: às 21h (de Brasília)
Local: Estádio do Café, em Londrina (PR)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Luiz Antonio Barbosa (ambos de MG)

Londrina: Vítor, Lucas Ramon, Sílvio, Dirceu e Allan Vieira; Diogo Roque, Bidía, Léo Maringá e Celsinho ; Joel e Paulinho (Rone Dias).
Técnico: Cláudio Tencati.

Santos: Vladimir, Zé Carlos, Paulo Ricardo, Vinicius Simon e Emerson Palmieri; Alan Santos, Renato e Souza; Jorge Eduardo, Diego Cardoso e Stéfano Yuri.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.