Topo

Argentino marca, Palmeiras elimina Avaí e mantém tranquilidade de Gareca

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

06/08/2014 21h23

Foi um jogo chato, de dar sono, mas Pablo Mouche ao menos deu direito ao péssimo público no Estádio do Pacaembu de gritar gol nesta quarta-feira (06). Com um tento no fim do 2º tempo, o argentino garantiu a vitória do Palmeiras por 1 a 0 em cima do Avaí, a vaga na próxima fase da Copa do Brasil e a tranquilidade para Ricardo Gareca, seu compatriota, trabalhar. No primeiro jogo, em Florianópolis, a equipe paulista já tinha vencido por 2 a 0. 

Antes do gol, o lance mais comemorado pela torcida tinha sido justamente a saída de Leandro para a entrada de Mouche, que balançou a rede pela primeira vez na equipe brasileira. O próximo adversário na competição será definido em um sorteio feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Pelo Brasileiro, o adversário palmeirense é o Atlético-MG, às 18h30 de domingo, em Belo Horizonte. Já o Avaí enfrenta o Oeste, às 21h deste sábado, fora de casa.

Fases do jogo: Com a vantagem obtida no primeiro jogo, o Palmeiras trabalhava bastante a bola e, por vezes, não mostrava objetividade. Quando apertava um pouco mais, especialmente com Allione, a equipe criava boas chances pelo lado direito. Em uma delas, o argentino tocou para Wendel, que cruzou nos pés de Leandro. O atacante isolou. Do outro lado, o Avaí não fez nada digno de nota. 

Na etapa final, o Palmeiras manteve a mesma dinâmica na partida, atacando muito pelas pontas e abusando de Allione. O Avaí, por sua vez, precisou pressionar ainda mais, mesmo sem muita organização. Fábio foi pouco exigido, e Vagner, goleiro do Avaí, trabalhou mais do que na etapa inicial, mas nada que o coloque como o melhor da partida. Mouche, que entrou no lugar de Leandro, fez o gol da vitória com belo chute na entrada da área.

O melhor: Allione. O argentino não fez chover, mas mostrou que a torcida pode ter esperança no seu futebol. Aberto pela direita, repetindo o que fazia no Vélez, ele mostrou rapidez e bons dribles. É um alento no sofrido setor de criação palmeirense. 

O pior: Leandro. Está cada vez mais difícil para Ricardo Gareca sustentar o atacante entre os titulares. Ele perde muitos gols e não mostra muito incômodo com isso. A torcida já perdeu a paciência com ele. 

Chave do jogo: A tranquilidade. Com a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo, o time do Palmeiras não precisou se arriscar. Jogou fechado, saindo pelos lados, especialmente com Allione, pela direita. 

Toque dos técnicos: Ricardo Gareca optou por escalar um time em um 4-4-2, com Allione bem aberto pela ponta direita, quase como um terceiro atacante. Tobio voltou a ser titular ao lado de Lúcio e não comprometeu. Do outro lado, Geninho não pôde contar com Carleto e Eduardo Costa, nem com seu ataque titular. Ele preferiu escalar os reservas para já treinar para a sequência da Série B. 

Para lembrar:

Confronto. Ainda não há definição de quem será o adversário do Palmeiras na próxima fase da Copa do Brasil. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará um sorteio para a próxima fase, incluindo os times que disputaram a Libertadores e foram eliminados. 

Fim da paciência. A torcida parece não aguentar mais a escalação de Leandro. O atacante, que foi destaque em 2013, não mostra um bom futebol na temporada e foi constantemente vaiado, especialmente após os gols perdidos. Quando foi substituído, a torcida vibrou como gol. Para piorar, Pablo Mouche, que entrou no seu lugar, fez o gol. 

Terceira vitória. Essa é a terceira vitória de Ricardo Gareca em sete jogos. O time, antes, já tinha vencido o Avaí no jogo de ida e a Fiorentina na Copa Euroamericana. A equipe perdeu para Santos, Cruzeiro, Corinthians e empatou com o Bahia. 

De novo de azul. O Palmeiras vestiu a camisa comemorativa do centenário, que é azul. O torcedor mais desavisado demorou a perceber que sua equipe estava jogando com as cores do rival. 

FICHA TÉCNICA 
PALMEIRAS 1 X 0 AVAÍ

Data
: 06 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público pagante: 6.576
Renda bruta: R$ 268.995,00
Árbitro:Paulo H Schleich Vollkopf - MS (CBF-1)
Assistentes: Marcio Eustaquio S Santiago - MG (FIFA) e Eduardo Goncalves da Cruz - MS (CBF-1)
Cartão amarelo: Pablo (AVA); Leandro (PAL)
Gol: Pablo Mouche, aos 31 minutos do 2º tempo

PALMEIRAS: Fábio; Wendel, Tobio, Lúcio e Victor; Wesley (Marcelo Oliveira), Renato, Felipe Menezes e Allione; Leandro (Pablo Mouche) e Henrique (Bruno César)
Técnico: Ricardo Gareca

AVAÍ: Vagner; Bocão, Antônio Carlos, Pablo e Marrone; Julio Cesar, Eduardo Neto, Cleber Santana (Diego Jardel) e Marquinhos (Diego Viana); Wilker (Willen) e Héber
Técnico: Geninho