Topo

Flu recebe América-RN com vaga encaminhada e em busca de nova zaga ideal

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/08/2014 06h02

Com a vaga para as oitavas da Copa do Brasil encaminhada, o Fluminense recebe o América-RN no Maracanã às 22h desta quarta-feira com a possibilidade de perder por dois gols de diferença e ainda assim avançar na terceira fase da competição. A vantagem confortável após a vitória por 3 a 0 no jogo de ida, na Arena das Dunas, torna a definição da zaga titular um dos principais focos do Tricolor na partida.

O time das Laranjeiras só será desclassificado com uma derrota por quatro gols ou, nos pênaltis, em caso de um revés por três tentos de desvantagem. A situação, portanto, deixa o técnico Cristóvão Borges tranquilo para observar a zaga, que sofre com dois desfalques no momento: Henrique e Gum, que deve perder o restante da temporada.

Num primeiro momento, Fabrício e Elivélton substituirão a dupla, mas só um deles deve formar a zaga titular ao lado de Henrique, que deve retornar em breve.  Ao contrário dele, Gum tem previsão de retorno aos gramados para o fim de novembro, o que deve tirá-lo da temporada e abrir lugar para um companheiros na equipe.

Elivélton é o favorito de momento para integrar a dupla titular para o resto do ano. O jovem revelado pelas categorias de base do Fluminense marcou gol no empate por 1 a 1 com o Coritiba, coincidentemente no mesmo lance em que Gum se contundiu, no último sábado, e era titular até a chegada de Henrique durante a Copa do Mundo.

Já no ataque, Fred deve ter mais uma chance de começar como titular. O camisa 9 vem disputando vaga com Rafael Sóbis, que deve ser poupado para o duelo. No último sábado, o técnico Cristóvão Borges errou a contagem de substituições na partida com o Coritiba e teve que desistir de botar o centroavante para jogar no segundo tempo.

O rodízio também deve ser estendido a outras posições. Os mais prováveis poupados são Valencia, Wagner e Bruno. Os dois primeiros foram preservados no jogo de ida em Natal. Já na lateral direita Rafinha deve atuar no lugar de Bruno.

América-RN desfalcado

Além da desvantagem no marcador, o técnico Oliveira Canindé terá alguns desfalques para o duelo, como o volante Jean Cléber, que fraturou o braço na derrota por 3 a 2 para o Boa Esporte no último final de semana, pela Série B.

Oliveira Canindé também não terá o volante Fabinho, lesionado, e o zagueiro Roberto Dias, o lateral esquerdo Wanderson, o meia Daniel Costa e os atacantes Gláucio e Alekito, que já aturam por outras equipes na Copa do Brasil deste ano. Por outro lado, o América-RN terá o retorno de Rodrigo Pimpão.

FLUMINENSE X AMÉRICA-RN

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 13/08/2014, às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos (SC) e Angelo Rudimar Bechi (SC)

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Rafinha, Elivelton, Fabrício e Carlinhos; Edson, Jean, Chiquinho, Cícero e Conca; Fred
Técnico: Cristóvão Borges

AMÉRICA-RN
Fernando Henrique; Marcelinho, Cleber, Márcio Passos e Paulo Henrique; Tiago Dutra, Val, Jeferson e Andrezinho; Max e Rodrigo Pimpão
Técnico: Oliveira Canindé