Topo

SP sofre virada do Bragantino no Morumbi e está fora da Copa do Brasil

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 23h52

A notícia do dia para o São Paulo era a chegada do meia Michel Bastos, contratado no último dia da janela internacional de transferências. Pois a notícia da noite, durante o jogo entre São Paulo e Bragantino, foi a inacreditável negociação do lateral direito Douglas com o Barcelona. Douglas não jogou nesta quarta-feira, no Morumbi, porque sentiu uma lesão na coxa esquerda. E apesar de ser o menos querido pela torcida, fez muita falta. A notícia da madrugada - o dia não acabaria tão cedo - seria a eliminação da Copa do Brasil: 3 a 1 para o Bragantino, de virada, com falhas absurdas da defesa são-paulina.

O São Paulo tinha vencido por 2 a 1 em Ribeirão Preto e poderia até perder por 1 a 0. Mas jogou muito mal, pior do que poderia. Muricy Ramalho viu sua equipe falhar - como falhou em rigorosamente todos os jogos desde a pausa para a Copa do Mundo - em quase todas as ocasiões de bolas aéreas. Acima dos problemas defensivos, Muricy não conseguiu fazer uma equipe milionária, mesmo desfalcada de grandes jogadores, jogar melhor do que o fraco Bragantino. 
 
Agora, o São Paulo está classificado para a Copa Sul-Americana. Mas não conseguirá nada na competição se não evoluir e superar as próprias carências. O Bragantino vai às oitavas de final da Copa do Brasil e depende de sorteio para saber o próximo adversário.
 
Fases do jogo
 
O São Paulo começou o jogo insinuando que jogaria mais futebol que o habitual. Sem Kaká e Alan Kardec, Muricy Ramalho armou a equipe no 4-3-3, com funções que teoricamente permitiriam mais posse de bola e troca de passes. Mas só na teoria. Pato jogou como falso 9, com Ademilson e Osvaldo nas pontas. No meio de campo, Maicon e Souza dividiram a responsabilidade defensiva e as saídas de bola. Paulo Henrique Ganso, à frente, faria o de sempre.
 
Só funcionou no começo, quando o São Paulo teve mais a bola no pé. O ataque recompôs bem, Ademilson e Osvaldo voltaram, Pato fez boas jogadas. E só. O gol que abriu o placar saiu em momento de genialidade de Ganso. Depois de aplicar alguns dribles brilhantes e criar jogadas, cobrou escanteio com extrema precisão e encontrou o zagueiro Paulo Miranda para marcar. 
 
O jogo ficou ruim para o São Paulo quando o Bragantino descobriu que a zaga do time da casa não era tão forte. Com tantos desfalques, foi fácil chegar ao gol. Após troca de passes pela esquerda, sem marcação do lateral direito Luis Ricardo, a bola sobrou para Cesinha chutar de fora da área e marcar. A bola era completamente defensável e passou por baixo de Rogério Ceni, que poderia ter feito melhor. 
 
Na segunda etapa, Muricy Ramalho tentou proteger mais a defesa. Trocou Maicon por Denilson e viu a equipe perder na criação de jogo. O São Paulo parou de jogar e começou a sofrer pressão. Em cobrança de escanteio, a zaga do São Paulo falhou mais uma vez - como em todos os jogos desde a pausa para a Copa do Mundo - e sofreu o gol. A bola passou por quatro defensores são-paulinos e sobrou para Gustavo Carbonieri, que quase tinha feito, virar o jogo. 
 
O impensável aconteceu em seguida: mais um escanteio, Rogério Ceni socou para o meio da área e Guilherme finalizou. Gol do Bragantino, o terceiro, com a certeza de classificação.
 
O melhor: PC Gusmão. O técnico do Bragantino descobriu a maior fraqueza do São Paulo, a mina de ouro para os adversários: a bola aérea. Bola jogada na área do São Paulo é meio gol. E assim aconteceu. Bem preparado, o Bragantino se aproveitou das costas de Luis Ricardo para cruzar e das bolas paradas para superar Paulo Miranda e Edson Silva. 
 
O pior: Rogério Ceni. Óbvio, é refém da péssima defesa armada na equipe. Mas também falhou. Saiu mal do gol em diversas ocasiões. Poderia ter defendido o primeiro tento e não conseguiu. No terceiro, socou a bola para o meio da área. 
 
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 3 BRAGANTINO
 
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
 
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Luis Ricardo, Paulo Miranda, Edson Silva e Alvaro Pereira; Maicon (Denilson), Souza e Ganso; Ademilson, Alexandre Pato e Osvaldo.
Técnico: Muricy Ramalho
 
BRAGANTINO: Renan; Samuel Santos, Gustavo Carbonieri, Guilherme Mattis e Bruno Recife; Geandro, Gustavo e Sandro; Cesinha, Nunes e Léo Jaime
Técnico: PC Gusmão