Topo

Defesa sofre colapso em 15min, e Flu reabre busca por reforço após fiasco

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2014 06h01

Após sofrer apenas um gol em cinco jogos, a solidez apresentada pela defesa do Fluminense foi por água abaixo em apenas 15 minutos do duelo com o América-RN, na noite da última quinta-feira, no Maracanã. O Tricolor já havia sofrido dois gols na partida, mas foram os três nos últimos 15 minutos do confronto que determinaram o vexame da eliminação da Copa do Brasil após um doloroso 5 a 2.

A dupla formada por Elivélton e Fabrício esteve longe de funcionar na partida, mas os últimos minutos decidiram o destino do Fluminense na Copa do Brasil. Em uma coleção de falhas em que até mesmo Diego Cavalieri participou, o Tricolor sofreu dois gols de Alfredo e um de Rodrigo Pimpão. A ineficiência fez com Cristóvão Borges admitisse buscar um novo zagueiro após o vexame.

Entre outros motivos para a preocupação de Cristóvão está a atuação ruim de Fabrício. Naquela que foi apenas sua terceira partida pelo Tricolor, o zagueiro foi muito vaiado durante a derrota e apontado por torcedores como um dos responsáveis pelo resultado. O técnico defendeu o comandado, mas não escondeu que pensa em ao menos um reforço. E rápido.

“Futebol é coletivo. Ninguém teve atuação convincente, ninguém atuou bem. Todos nós assumimos. Estamos acostumados a jogar um futebol elogiável, hoje não fizemos nada que merecesse elogios. Assumimos toda a parcela de culpa diante dessa atuação desastrosa”, analisou Cristóvão.

“Eles são os nossos dois zagueiros no momento, mas o Henrique vai estar recuperado para domingo [contra o Botafogo, pelo Brasileiro]. Além disso, estamos procurando contratar o mais rápido possível um jogador para a posição”, admitiu o treinador.

O Fluminense não havia sofrido cinco gols em um jogo oficial desde a derrota por 5 a 3 para o Flamengo, na Taça Guanabara de 2010. Neste período de mais de quatro anos, o Tricolor só viu sua meta ser vazada neste número de vezes no amistoso contra a Itália, quando foi derrotado também por 5 a 3 em Volta Redonda, no começo de junho deste ano.

A defesa vinha sendo um dos pontos fortes da equipe de Cristóvão Borges. Mas, mesmo com o doloroso revés na Copa do Brasil, o treinador não vê a equipe abalada para enfrentar o Botafogo no próximo domingo, no Mané Garrincha, em Brasília.

“Nós temos capacidade de reação. Ficamos todos abatidos com o resultado, com a atuação, estamos bastante decepcionados. Nós vamos demonstrar isso. Ficamos tristes. Todos esperavam e vieram para ver um Fluminense que estavam acostumados. Fomos longe de tudo que fizemos do nosso trabalho até então. Em relação ao clássico, não vai ter influência. A equipe é experiente, a gente não se prepara para isso, mas quando acontece temos de ter poder de reação e nós teremos”, ponderou o treinador.

A tendência é que o Fluminense tenha uma mudança na defesa para o domingo, com o retorno de Henrique no lugar de Fabrício. Enquanto isso, Gum, operado na última segunda-feira, deve ficar fora de condições até 2015.

Fred busca respostas para explicar queda do Flu: 'inacreditável'