Topo

Vexames de times da Série A escancaram regulamento bizarro da CBF

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 06h22

A rodada da quarta-feira da Copa do Brasil ficou marcada por duras derrotas de times da Série A do Campeonato Brasileiro. Mas, apesar do vexame e eliminação, as equipes ainda podem comemorar graças ao regulamento em que perder não é tão ruim.

Com derrotas para Ceará e Bragantino, ambas por 3 a 1, Inter e São Paulo garantiram vaga na Copa Sul-Americana, que contará com um menor número de campeões brasileiros do que a Copa do Brasil.

A exceção fica por conta do Fluminense, que caiu ao perder por 5 a 2 para o América-RN. Os cariocas dependerão do Santos para não ficar sem nenhuma competição além do Campeonato Brasileiro para o restante do ano.

Além do Fluminense, a queda de Inter e São Paulo também tiraram Portuguesa, Ponte Preta e Náutico da Copa Sul-Americana. Os times, mesmo com a queda para a Série B em 2013, poderiam herdar as vagas caso os três clubes da Série A vencessem seus duelos.

O regulamento de classificação para a Sul-Americana dos times brasileiros mudou com a inclusão das equipes que disputam a Libertadores na Copa do Brasil. Assim, equipes que não forem adiante da terceira fase da taça podem jogar o torneio da América do Sul.

No entanto, como em 2014 muitos clubes da Série A caíram antes da terceira fase, a oitava vaga ficou ameaçada para o Fluminense. Caso o Santos seja eliminado pelo Londrina nesta quinta-feira, os cariocas não participação do torneio sul-americano.

A Copa Sul-Americana de 2014 reunirá os sete melhores times do Brasileirão de 2013 (fora os que disputaram a Libertadores), além do campeão da Copa do Nordeste. Assim, Inter e São Paulo se juntam a Bahia, Vitória, Criciúma, Goiás e o Sport.

Vitória, Criciúma, Goiás e Sport já havia caído da competição em fases anteriores. J Malucelli, Londrina, Botafogo-PB e Paysandu foram seus algozes. O Bahia foi eliminado também na terceira fase ao perder para o Corinthians.

Os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil têm prêmios semelhantes para a temporada 2015. Ambos se garantem na Libertadores da próxima temporada. No entanto, quem vence o torneio sul-americano ainda disputa a Recopa e a Copa Suruga.

Veja o que diz o regulamento da CBF:

Art. 6º - Para a Copa Sul-americana/2014 classificar-se-ão os sete primeiros colocados do Campeonato Brasileiro da Série A de 2013, excluídos os clubes classificados para a 4ª Fase da Copa do Brasil de 2014.

Parágrafo único – Na hipótese de não ser completado o número de vagas para a Copa Sul-americana/2014 a partir do universo dos clubes primeiros colocados da Série A/2013, já excluídos os clubes classificados para a Copa Libertadores, serão então chamados sucessivamente os quatro clubes primeiros classificados do Campeonato Brasileiro da Série B de 2013, depois os quatro últimos classificados da Série A/2013; persistindo a existência de vagas serão então chamados os próximos clubes classificados da Série B/2013.