Topo

Cruzeiro quer encerrar série de quedas na Copa do Brasil diante de 'azarão'

Do UOL, em Belo Horizonte

26/08/2014 06h00

Líder isolado do Brasileirão com sete pontos de vantagem para o segundo colocado São Paulo, o Cruzeiro começa a pensar na Copa do Brasil. Com estreia marcada para quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, diante do modesto Santa Rita, de Alagoas, o time celeste espera interromper a série de eliminações precoces pelo torneio nacional.

Nas últimas três vezes que o time participou da competição, acabou eliminado ainda nas oitavas de final. Até mesmo no ano passado, quando conquistou o título brasileiro, foi derrotado pelo Flamengo, por 1 a 0, no jogo de volta, depois de vencer por 2 a 1 no Mineirão, e se despediu da Copa do Brasil.

O mesmo já havia acontecido em 2012, quando foi eliminado pelo Atlético-PR também no critério de desempate. Perdeu fora de casa por 1 a 0 e venceu na Arena do Jacaré por 2 a 1, o que não serviu para avançar às quartas.

O duelo que começou essa série de eliminações foi em 2007, diante do Brasiliense, quando caiu nas oitavas após perder no Mineirão por 1 a 0 e apenas empatar fora, em 1 a 1. De 2008 a 2011, a equipe mineira não disputou a competição por estar na Libertadores.

Em virtude desse recente retrospecto e do sistema traiçoeiro de disputa da Copa do Brasil, que costuma pregar algumas zebras, como as eliminações de Fluminense, Internacional e São Paulo na última fase, o técnico Marcelo Oliveira prega respeito ao time do Santa Rita, que chega como o maior azarão das oitavas.

O treinador quer evitar acomodação e planeja um resultado positivo no Mineirão para não ter surpresas no jogo de volta. “Falei que tem de tirar qualquer situação de fora que seja um jogo fácil na quarta-feira. A gente precisa muito dessa vitória, se for com mais gols melhor, mas precisamos muito da vitória”, disse.

“E respeitar o adversário para mim é marcar bem e botar a bola lá dentro da rede. Então é isso que a gente vai preparar, descansar bem para, se possível, com um número grande de torcedores para nos incentivar na Copa do Brasil”, acrescentou o técnico cruzeirense.

Se o retrospecto recente da equipe não é bom no torneio, historicamente o Cruzeiro vai muito bem e é o maior vencedor ao lado do Grêmio com quatro conquistas cada um.

O objetivo é de voltar a faturar a competição, e o zagueiro Dedé crê que o bom momento no Brasileirão pode influenciar positivamente. “Vamos chegar na Copa do Brasil com confiança. Viemos de bons resultados em partidas difíceis de jogar e isso é positivo”, ressaltou.