Topo

'Traumatizado', Grêmio não quer rever Robinho na Copa do Brasil

Temido pelo Grêmio, Robinho pode não jogar nesta quinta-feira - Friedemann Vogel/Getty Images
Temido pelo Grêmio, Robinho pode não jogar nesta quinta-feira Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2014 06h00

Ter Robinho pela frente não traz boas lembranças para o Grêmio. Ainda mais na Copa do Brasil. A última vez que jogou contra o habilidoso atacante santista, o time gaúcho acabou eliminado da competição e ainda vendo ele marcar tanto no jogo de Porto Alegre quanto no de Santos. Prestes a ter mais um encontro, os gremistas torcem pela ausência do jogador.

"Ele é um grande jogador. Não podemos ficar pensando se vai jogar ou não vai. Temos é que pensar no nosso time e quem vier do outro lado temos que marcar bem e enfrentar", afirmou o meia-atacante Dudu.

A possibilidade de ausência de Robinho se dá por uma lesão muscular apresentada nos últimos dias. O atacante, inclusive, foi ausência no último jogo do Santos pelo Brasileirão. Porém, o técnico Oswaldo de Oliveira diz ter esperanças de contar com ele nesta quarta-feira, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

E exatamente na Copa do Brasil, Robinho prejudicou muito o Grêmio. Em 2010, o time então treinado por Silas encontrou os 'meninos da Vila' pela frente na semifinal. Foi o duelo das equipes de melhor rendimento no país naquela temporada. E em dois confrontos marcados pela igualdade de forças, Robinho fez a diferença.

Em Porto Alegre, no dia 12  de maio, o alvinegro paulista saiu na frente e com 20 minutos já vencia a partida por 2 a 0. Mas na segunda etapa o time gaúcho reagiu e virou a partida para 4 a 2. Só que no final do duelo, Robinho apareceu. Aos 38, após receber de Ganso, matou a bola e venceu Victor decretando 4 a 3 no placar do jogo.

Como marcou 3 gols fora de casa, bastava ao Santos vitória simples para seguir na competição. E na Vila Belmiro, a equipe fez mais que isso. Venceu por 3 a 1 no dia 19 de maio, e com golaços. O primeiro de Paulo Henrique Ganso. No segundo, Robinho encobriu Victor novamente sendo importante no confronto. E por fim, Wesley colocou o Santos na final. Que mais tarde virou título sobre o Vitória.

"Tive a chance de jogar contra ele [Robinho] em 2010. É um jogador muito inteligente e rápido. É diferenciado. É um jogador que é necessário sempre ter alguém marcando e mais um na sobra porque é complicado de marcar. Mas não é só ele, o Santos tem um grande time, com jogadores velozes na frente. Vamos ter trabalho para fazer uma boa marcação", enalteceu o zagueiro Werley, que enfrentou Robinho pelo Atlético-MG.

No elenco do Grêmio, apenas Pará esteve em campo naquela ocasião. O lateral direito, que perdeu titularidade para Matías Rodríguez recentemente, defendia o Santos na época. Marcelo Grohe já era parte do grupo gremista, mas reserva de Victor.

Na próxima quinta-feira, caso Robinho se recupere de lesão, o Grêmio irá rever seu algoz de 2010. O objetivo tricolor é ter a 'vingança' eliminando os paulistas da Copa do Brasil. O primeiro jogo das oitavas de final está marcado para as 20h, na Arena. O duelo de volta ocorrerá na Vila Belmiro.