Topo

Atlético-MG desafia eliminações traumáticas com Levir por título inédito

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

27/08/2014 06h05

O Atlético-MG inicia nesta quarta-feira, contra o Palmeiras, no Pacaembu, a busca pelo inédito título da Copa do Brasil. Campeão do torneio em 1996 pelo rival Cruzeiro, o técnico Levir Culpi não conseguiu repetir o feito pelo time alvinegro e acumulou eliminações traumáticas da competição, sendo que em uma delas deixou a equipe às vésperas de uma decisão.

Foi justamente em sua última passagem pelo clube que Levir Culpi teve uma participação decisiva e polêmica. Depois de conquistar o acesso para a Série A em 2006, o treinador emendou uma boa sequência de resultados com o time atleticano e faturou o Campeonato Mineiro com uma goleada por 4 a 0 sobre o maior rival.

Em meio às finais do estadual, o Atlético também disputava a Copa do Brasil e aparecia com boas chances de levantar o caneco naquela ocasião. O time estava nas quartas de final do torneio, já havia empatado a primeira partida com o Botafogo, em 0 a 0 no Mineirão, e então o técnico deixou a equipe.

Ele se transferiu para o Cerezo Ozaka, do Japão, iniciando uma longa jornada à frente da equipe, que dirigiu por duas vezes até retornar ao Atlético no neste ano. O encarregado de comandar a equipe foi o auxiliar Tico, que hoje é assistente de Marcelo Oliveira no comando do Cruzeiro.

O Atlético precisava de apenas um empate com gols para avançar às semifinais, mas sem seu técnico acabou sucumbindo diante do Botafogo em um jogo que ficou marcado pela arbitragem. O então árbitro Carlos Eugênio Simon não marcou um pênalti em Tchô, que poderia dar a classificação aos mineiros.

Embora tenha tido um papel negativo na campanha de 2007 por deixar o time dias antes de uma decisão contra o Botafogo, Levir Culpi também é o responsável por uma das melhores campanhas da história da equipe alvinegra na competição, em 2002, quando chegou à seminal do torneio, feito alcançado somente em 2000.

Entretanto, o treinador também ficou marcado de forma negativa pela surpreendente eliminação para o então desconhecido Brasiliense, que disputava a terceira divisão do futebol brasileiro. Os mineiros foram derrotados por 3 a 0 no Mineirão e  perderam novamente por 2 a 1 em Brasília.

A primeira eliminação do Atlético sob o comando de Levir Culpi também pode ser considerada traumática. Depois de vencer o Vasco fora de casa por 1 a 0, o time decepcionou o torcedor no Mineirão e foi derrotado também por 1 a 0. Dessa forma, a disputa foi para as penalidades e os cariocas avançaram ao vencer por 4 a 1.

A partir desta quarta-feira o treinador tentará apagar esse histórico negativo e buscar o título, tanto que já confirmou força máxima diante do Palmeiras e descartou priorizar uma ou outra competição.

O trunfo de Levir para conseguir esse inédito troféu é o histórico recente do Atlético nos mata-matas, pois o clube superou a ‘pecha de azarado’ e conseguiu títulos internacionais importantes, um deles sob o comando do técnico, que foi a Recopa Sul-Americana, contra o Lanús.

“Acho que passou, principalmente pelos os títulos que agente ganhou, que foram a Recopa e a Libertadores, nos dá uma certa confiança para poder repetir tudo de novo. Eu já deixei passar esse título duas vezes aqui no Atlético e sinto que o time está mais preparado psicologicamente, está com a cabeça boa e confiante”, ressaltou Diego Tardelli.