Topo

Com time embalado, cruzeirenses sonham com reedição da tríplice coroa

Em 2003, Cruzeiro a conquistou do título brasileiro, coroando a chamada tríplice coroa - Divulgação/Site do Cruzeiro
Em 2003, Cruzeiro a conquistou do título brasileiro, coroando a chamada tríplice coroa Imagem: Divulgação/Site do Cruzeiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

27/08/2014 06h10

Líder isolado do Brasileirão, o Cruzeiro muda o foco para a Copa do Brasil, em que historicamente vai muito bem, e estreia contra o modesto Santa Rita, nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão. O bom momento faz o torcedor voltar a sonhar com a conquista da tríplice coroa novamente.

O time liderado por Vanderlei Luxemburgo e Alex tornou o ano de 2003 mágico para o torcedor celeste. Campeão mineiro naquela temporada, o Cruzeiro foi o único clube do País a conquistar os títulos Brasileiro e da Copa do Brasil na mesma temporada e o feito foi denominado como tríplice coroa.

“Era novo na época, mas eu lembro bastante. Eu saí de carreata por Belo Horizonte no dia (da conquista do Brasileirão e consequentemente a tríplice coroa) e comemorei muito. É um dia que sempre vamos lembrar na nossa história”, diz o estudante de direito Maurício Rodrigues, de 20 anos.

Motivo de orgulho para os cruzeirenses, a tríplice coroa se tornou tão importante que o estatuto do clube obriga que ela esteja presente em todos os uniformes da equipe. Mas com um ótimo time, assim como em 2003, o Cruzeiro vislumbra a possibilidade ter essa conquista expressiva novamente.

A equipe de Marcelo Oliveira já foi campeã mineira sobre o maior rival Atlético-MG e agora lidera o Brasileirão com folga. A boa campanha do time na competição, com o título simbólico de campeão do primeiro turno e o tricampeonato do ano passado, que ainda está bastante vivo na memória dos cruzeirenses, cria uma grande confiança no torcedor em conquistar o troféu novamente.

Sendo assim, o maior desafio para repetir o feito de 11 anos atrás é faturar também o título da Copa do Brasil, competição que o Cruzeiro costuma se dar bem historicamente. O time é o maior vencedor na história do torneio ao lado do Grêmio, com quatro conquistas. E o último título veio justamente em 2003.

No ano passado já existia a esperança do torcedor de voltar a faturar o torneio, mas o clube mineiro caiu ainda nas oitavas de final contra o Flamengo, pelo critérios de gols marcados fora de casa, depois de vencer por 2 a 1 no Mineirão e perder por 1  a 0 no Maracanã. Aliás, essa fase da competição tem sido uma sina para o Cruzeiro, que caiu nas oitavas nas últimas três edições que disputou. Também perdeu para o Atlético-PR, em 2012, e Brasiliense, em 2007.

No entanto, o sorteio ajudou o Cruzeiro e a expectativa é de que o time passe pelo modesto Santa Rita. Depois, pegará o vencedor do duelo entre ABC e Vasco, que está disputando a segunda divisão. Já nas semifinais poderia encontrar outros rivais tradicionais como o Botafogo, Grêmio e Santos, mas nenhum rival que intimida ou diminua a confiança da torcida celeste.

Em razão disso, o empresário Lourival Oliveira, de 55 anos, acredita na conquista do pentacampeonato. “Creio que o time deste ano possa repetir os resultados de 2003 e conquistar novamente a tríplice coroa, até pelo caminho na Copa do Brasil que não está tão difícil. Está mais fácil do que os de outros anos. E no Brasileirão a equipe está ainda melhor que a do ano passado”, comentou o torcedor.

Maurício Rodrigues também esbanja confiança com o time celeste. “Com esse time que tem agora, podemos ganhar a tríplice coroa. O Everton Ribeiro está jogando muito, o Fábio catando tudo. Acho que dificilmente um time no Brasil dá para ser comparado ao Cruzeiro. É bem provável que conquiste a Copa do Brasil e o Brasileirão. Esse time me passa mais confiança do que aquele pela força do elenco”, destacou.

O técnico Marcelo Oliveira prefere conter a euforia que vem das arquibancadas e prega respeito ao Santa Rita, de Alagoas. “Posso dizer que não existe mais facilidade no futebol, esse time não chegou a essa fase por acaso, provavelmente tem um bom trabalho e jogadores que competem muito”, disse o treinador cruzeirense.

Para iniciar bem a competição e tentar conquistar o título que por duas vezes esteve muito perto de colocar no currículo quando dirigia o Coritiba, o comandante celeste quer o time concentrado desde a primeira partida. “Cabe ao Cruzeiro não se sentir confortável com nenhuma situação e fazer um jogo muito forte pela Copa do Brasil, tentar seguir em frente porque temos totais condições para isso”, ressaltou. 

Os jogadores também adotam o discurso cauteloso e respeitoso em relação ao time alagoano e ao demais concorrentes, mas não escondem o desejo de fazer ainda mais história no clube. “Seria muito bom conquistar a tríplice coroa novamente, mas será muito difícil temos que continuar com os pés no chão”, disse Alisson.

O jovem meia-atacante, de 21 anos, pouco lembra daquela equipe. “Só ouvi falar que foi um time fantástico. Dizem que o time de 2003 lembra muito o de agora. Se conseguir, entraremos para história. Com certeza temos condições. Não é impossível, mas é muito difícil. Vamos trabalhar firme, com os pés no chão para conquistar a tríplice cora novamente”, completou.