Topo

Cruzeiro mira vantagem em estreia na Copa do Brasil ante azarão Santa Rita

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

27/08/2014 06h00

Maior vencedor da Copa do Brasil ao lado do Grêmio com quatro conquistas, o Cruzeiro inicia nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, contra o modesto Santa Rita-AL, a luta pelo pentacampeonato. Diante do maior azarão da competição, o desafio da equipe celeste é construir uma boa vantagem em casa para espantar a zebra.

O discurso dos jogadores celestes é quase unânime de respeito ao adversário, que é pouco conhecido dos mineiros e chega às oitavas de final como a grande surpresa do torneio. O time de Alagoas superou Guarani, Mossoró e Santa Cruz para avançar na competição.

“Independentemente do adversário, tem sempre que haver respeito. A disputa da Copa do Brasil é perigosa. Sabemos que nas oitavas de final não têm time bobo mais. Temos que jogar firmes, com os pés no chão, que as coisas acontecerão normalmente”, afirmou o meia Alisson.

O lateral-esquerdo Samudio crê que o rival estará duplamente motivado por enfrentar o líder do Campeonato Brasileiro e receita concentração e atenção ao Cruzeiro para tentar construir uma boa vantagem em Belo Horizonte e ficar em situação mais tranquila para a partida de volta.

“A motivação deles será em dobro, porque geralmente acontece no futebol quando se enfrenta uma equipe superior contra um time desconhecido. Virão para mostrar trabalho e será um jogo difícil. O Cruzeiro tem que encarar o jogo como vem fazendo no Brasileirão. Temos que fazer uma boa diferença para passar para outra etapa”, ressaltou o lateral.

A presença de Samudio será uma novidade na equipe de Marcelo Oliveira, que perdeu o lateral-esquerdo Egídio com uma fratura na mão esquerda. O paraguaio começará um jogo como titular depois de três meses. 

O time ainda deverá sofrer outras três alterações em relação à equipe que venceu o Goiás, por 1 a 0, no último domingo pelo Brasileirão. Devem retornar ao time o lateral-direito Mayke, o volante Henrique e o meia-atacante Ricardo Goulart, que foram poupados diante dos goianos.

Até para construir uma boa vantagem, Marcelo Oliveira deverá mandar força máxima a campo. A única possibilidade de poupar jogadores será se algum deles apresentar maior desgaste físico. No treino de terça, ele preservou Marcelo Moreno e Dedé, que podem dar lugar a Júlio Baptista e Manoel, respectivamente.

Ainda assim, o Cruzeiro chega com absoluto favoritismo para enfrentar o Santa Rita, de Boca da Mata, no interior de Alagoas. O clube alagoano tem uma folha salarial em torno de R$ 100 mil, que não é o suficiente para pagar o salário dos principais jogadores do time celeste, como Dedé, Fábio, Everton Ribeiro e Marcelo Moreno.

Fundado em 1974, o time tricampeão da segunda divisão do campeonato alagoano, em 2007, 2009 e 2013, vive o melhor momento de sua história. A equipe se fundiu com o antigo Corinthians Alagoano e é um dos destaques da Copa do Brasil logo em sua primeira participação na competição.

Embora seja um time modesto e que não participa de nenhuma das quatro divisões do futebol brasileiro, o Santa Rita chega credenciado pela boa campanha na Copa do Brasil, com quatro vitórias e dois empates. Além da invencibilidade, o time ostenta o posto de melhor ataque entre os sobreviventes com 13 gols marcados.

CRUZEIRO X SANTA RITA-AL
 
Data: 27/8/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ranilton Oliveira de Souza (MA)
Auxiliares: Tiago Gomes Brigido (CE) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
 
Santa Rita
Jeferson; Edy, Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano, Cristiano Fontes, Lucas e Wagner Libano; Rafael Silva (Paulo Roberto) e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Eduardo Neto
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Leo, Dedé (Manoel) e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Willian (Alisson) e Marcelo Moreno (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira