Topo

Cruzeiro pode conquistar nesta quarta a milésima vitória no Mineirão

Do UOL, em Belo Horizonte

27/08/2014 13h50

O jogo com o Santa Rita, nesta quarta-feira, às 19h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, poderá ficar marcado na história celeste como a milésima vitória do Cruzeiro jogando no Mineirão. Historicamente o estádio é o principal palco das grandes conquistas do time mineiro, que inicia a trajetória em busca do pentacampeonato do torneio nacional.

Inaugurado em 1965, o estádio teve papel fundamental no crescimento da equipe celeste, que no ano seguinte conquistou o primeiro grande título de sua história. O time mineiro goleou o Santos de Pelé, por 6 a 2, no Mineirão, para levantar o caneco do que mais tarde seria reconhecido como o primeiro título brasileiro.

“Foi o jogo mais importante da história do Cruzeiro, um divisor de águas. Representou a mudança do futebol mineiro e do futebol brasileiro. Fiz três gols e sofri um pênalti. Aquele jogo encarnou um espírito de rei em mim, na verdade quem foi para ver o rei viu o príncipe”, disse Dirceu Lopes, ao site oficial do Cruzeiro.

Dali em diante o Cruzeiro aumentou a sua força e passou a colecionar títulos, como a Libertadores de 1976, os títulos da Super Copa de 1991 e 1992, o primeiro inclusive decidido no Mineirão.

Foi também no estádio que o time iniciou a vitoriosa participação na Copa do Brasil, com o título de 1993, diante do Grêmio, que hoje é o maio vencedor ao lado dos mineiros com quatro conquistas cada um. Na ocasião, o time mineiro venceu por 2 a 1 após o empate sem gols no jogo de ida.

O clube ainda viria faturar os títulos da Copa do Brasil de 1996, 2000 e 2003. O último título da competição fez parte da maior conquista da história celeste, que foi a tríplice coroa. O time de Vanderlei Luxemburgo faturou o Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão no mesmo ano, todos no Mineirão.

Ano passado, a equipe voltou a triunfar nacionalmente com o título do Brasileirão e o estádio foi fundamental na campanha, pois o time foi o melhor mandante da competição com 78,9% de aproveitamento.  

Agora, o time celeste segue em grande fase, com o título mineiro já conquistado e o título simbólico de campeão do primeiro turno do Brasileirão também já assegurado.

O volante Lucas Silva quer manter a boa fase para conquistar mais uma vitória. “Tem que aproveitar o momento e esse bom time que a gente tem. Esse elenco é muito bom e competitivo, estamos aproveitando isso ao máximo”, disse o camisa 16.