Topo

Cruzeiro usa cabeça, goleia Santa Rita e 'espanta azarão' da Copa do Brasil

Do UOL, em Belo Horizonte

27/08/2014 21h21

O Cruzeiro usou a cabeça para golear o Santa Rita, por 5 a 0, na noite desta quarta-feira, não dando nenhuma chance para a ‘zebra alagoana’, que havia eliminado o Santa Cruz, na fase anterior, pensar em aparecer no Mineirão. Com três gols em cabeçadas, além de um outro anulado e duas bolas mandadas na trave, o Cruzeiro liquidou a partida de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nos 45 minutos iniciais. Além da forma na bola aérea, Marcelo Oliveira também usou bem a cabeça para poupar titulares e, ainda assim, escalar um time competitivo e experiente. Na etapa final, fez mais dois gols, com os pés de Marcelo Moreno e Henrique, comemorando assim a milésima vitória celeste no 'Gigante da Pampulha". Após o jogo, todos os atletas e integrantes da comissão técnica vestiram camisa comemorativa ao feito.

Quando aconteceu o sorteio dos jogos nas oitavas, houve consenso que o Cruzeiro teve sorte ao cruzar, em sua estreia na edição deste ano do torneio, com o Santa Rita, que não disputa nenhuma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. A facilidade encontrada pelo time celeste no Mineirão comprovou isso e deixou o time celeste muito perto de confirmar sua vaga às quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de volta, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca, a equipe cruzeirense poderá perder por até quatro gols de diferença que terá sua vaga assegurada. “Inverter é complicado”, admitiu o veterano volante Adriano.

As fases do jogo: Até que o Santa Rita tentou encarar o Cruzeiro, no Mineirão. Tanto que a primeira finalização foi do time alagoano, aos 4 min, por meio de Lucas. Mas a resistência dos visitantes durou somente até os 7 min, quando Lucas Silva cruzou da esquerda e Marcelo Moreno cabeceou, de costas, para abrir o placar. Sem forçar, o time celeste criava sucessivas chances.

Aos 17 min, Dedé, de cabeça, fez 2 a 0. Moreno teve gol anulado aos 22 min e mandou a bola na trave três minutos depois. O goleiro Jeferson ainda fez defesas difíceis. Nem sempre, no entanto, conseguiu impedir o gol. Aos 34 min, Júlio Baptista, de cabeça, fez o terceiro e Moreno, no minuto seguinte, mandou a bola na trave. A etapa inicial terminou 3 a 0 e com uma constatação de Adriano: “Estamos dando muita facilidade ao Cruzeiro e temos de honrar a camisa do Santa Rita”.

O Cruzeiro voltou sem mudanças para o segundo tempo e com a mesma disposição para atacar. Marcelo Moreno, logo no recomeço, desperdiçou duas ótimas chances, ambas de cabeça, em menos de 7 min. Alisson se destacava nesse reinício, deslocando-se bastante e sempre com velocidade. Aos 9 min, Marcelo Moreno, com os pés, aproveitou rebote de Jeferson, em chute de muito longe de Lucas Silva.

Com vantagem de quatro gols, Marcelo Oliveira começou a poupar alguns jogadores celestes e ainda agradou o torcedor, promovendo a estreia do jovem Neilton. Em ritmo de treino, o time mandante administrou a vitória, fez o quinto, aos 41 min, com Henrique, começando com o pé direito a campanha em busca de seu quinto título da Copa do Brasil. O jogo foi tão tranquilo que o primeiro cartão amarelo saiu aos 44 min para o atacante Rafael Silva.

O melhor: Lucas Silva – Sem ter a quem marcar, o jovem volante Lucas Silva se transformou em um armador. Ele participou diretamente de dois gols e de outras chances desperdiçadas, com grande movimentação, aparecendo em todos os setores do campo. Além disso, arriscou ótimas finalizações, criando chances de deixar o seu gol também.

O pior: Rafael Silva – Com quatro gols em quatro jogos, nas fases anteriores da Copa do Brasil, o camisa 11 do Santa Rita chegou como a principal esperança ofensiva da equipe alagoana, mas, a exemplo do restante da equipe, foi completamente anulado pela defesa do líder do Campeonato Brasileiro.

A chave do jogo: Superioridade técnica do Cruzeiro – O Cruzeiro não deu tempo para a ‘zebra’ pensar em aparecer no Mineirão. Com um gol logo aos 7 min, marcado por Marcelo Moreno, o time anfitrião se impôs em campo. Jogando sério e buscando o ataque permanentemente, os gols foram saindo de forma natural, sem dar a mínima chance de reação ao esforçado, mas perdido, Santa Rita. Mesmo em desvantagem a equipe alagoana abdicou de atacar, quase todo o tempo. Em nenhum momento, a goleada celeste esteve ameaçada.

Toque dos técnicos: Ao utilizar a força do elenco celeste, poupando titulares importantes e dando chances a alguns reservas famosos, como Júlio Baptista e Dagoberto, o técnico Marcelo Oliveira conseguiu manter alta a motivação do seu time em jogo em que o nível das duas equipes é completamente diferente. Dessa forma, o Cruzeiro, mesmo sem ter de correr tanto, manteve o comportamento ofensivo dos jogos no Mineirão. O treinador cruzeirense não deixou de incentivar a equipe a buscar um maior número de gols e, em campo, os jogadores celestes atuaram com seriedade.

Para lembrar:

Titulares poupados.
Marcelo Oliveira segue aproveitando a qualidade do elenco do Cruzeiro para poupar titulares mais desgastados. Ele fez isso diante do Goiás, quando deixou no banco Mayke e Henrique. Contra o Santa Rita, pela Copa do Brasil, o treinador voltou esses dois titulares, mas poupou o zagueiro Léo, os meias Everton Ribeiro e Ricardo Goulart e o atacante Willian. Além de Júlio e Dagoberto, Manoel e Alisson ficaram com as vagas dos outros poupados.

Expectativa modesta. Antes do jogo, o técnico do Santa Rita, Eduardo Neto, admitiu que não levar uma goleada do Cruzeiro deixaria a sensação de “dever cumprido”. Com a bola rolando, o time alagoano mostrou desde o início que dificilmente atingiria este objetivo, devido à fragilidade demonstrada.

Goleiro joga com dois números. Camisa 1 no primeiro tempo, quando trabalhou bastante, o goleiro Jeferson, no segundo tempo, voltou a campo com uma outra camisa e com um número também diferente: 20. A explicação é que o árbitro Ranilton Oliveira de Souza pediu ao arqueiro para trocar a camisa, que o havia confundido na etapa inicial. Como ele só tinha outro número, foi autorizado a jogar assim.

Neilton estreia pelo Cruzeiro. Marcelo Oliveira atendeu os pedidos dos torcedores cruzeirenses e promoveu a estreia de Neilton, que chegou ao clube antes da Copa do Mundo, junto com Manoel e Marquinhos, mas ainda não tinha participado de jogos oficiais. Ele entrou em campo aos 15 min na vaga de Alisson.

CRUZEIRO 5 X 0 SANTA RITA-AL
 
Data: 27/8/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ranilton Oliveira de Souza (MA)
Auxiliares: Tiago Gomes Brigido (CE) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
Cartão amarelo: Rafael Silva (Santa Rita)
Gols: Marcelo Moreno, aos 7 min, Dedé, aos 17 min, Julio Baptista, aos 34 min do primeiro tempo; Marcelo Moreno, aos 9 min e Henrique, aos 41 min do segundo tempo
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Samudio; Henrique, Lucas Silva (Willian Farias), Alisson (Neilton) e Júlio Baptista; Dagoberto e Marcelo Moreno (Marcelo Moreno)
Técnico: Marcelo Oliveira

Santa Rita
Jeferson; Edy, Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano (Jeferson Lima), Edson Magal (Gueba), Lucas (Gabriel) e Cristiano Fontes; Rafael Silva e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Eduardo Neto