Topo

Flu estreia na Sul-Americana contra Goiás e tenta apagar trauma da Copa BR

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2014 06h03

Em sua estreia pela Copa Sul-Americana, o Fluminense terá a chance de começar a apagar o trauma sofrido com a eliminação na Copa do Brasil diante do América-RN, no começo de agosto, quando foi goleado por 5 a 2 em pleno Maracanã no jogo de volta. O Tricolor recebe o Goiás no mesmo estádio pela competição internacional às 18h desta quinta em busca de uma vaga nas oitavas de final.

O Fluminense ganhou a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana de forma inusitada, justamente por ter ficado de fora da Copa do Brasil, assim como São Paulo e Internacional. O Tricolor das Laranjeiras agora tenta fazer o melhor do que lhe restou nesta temporada e conseguir seu primeiro título internacional oficial.

“Esquecer, nem tanto, aquilo [eliminação da Copa do Brasil] serve como lição para todos nós, aprendemos muito com aquilo. O formato da competição é o mesmo. Estamos mais precavidos, como deveríamos estar antes de acontecer aquilo. Competição importante, para isso teremos que nos comportar bem como exige a sua dificuldade”, analisou o técnico Cristóvão Borges.

Questionado sobre sua preferência, continuar na Copa do Brasil ou ganhar a vaga na Sul-Americana, o volante Jean despistou. As duas competições tem forma de disputa bastante semelhantes, além do mesmo prêmio principal: a vaga na Copa Liberadores de 2015.

“Prefiro disputar o que tem no momento. E no momento é a Sul-Americana. Então a preferência vai ser essa”, disse Jean.  “A dificuldade vai ser imensa, muito parecida com a Libertadores. Teremos jogos muito difíceis. Estamos com uma expectativa muito grande de jogar e dar nosso melhor, porque sabemos que temos condições de ir muito longe”, complementou.

O Fluminense conta com o momento de recuperação de Fred para tentar a vitória. O atacante marcou dois gols contra o Sport, na goleada por 4 a 0 sobre o Sport, no último domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Goiás tenta repetir campanha histórica

Enquanto o Fluminense tenta apagar o trauma recente, o Goiás sonha com a reedição da campanha do vice-campeonato sul-americano de 2010, quando participou da competição pela última vez.  O segundo lugar é o melhor resultado do time na competição, assim como o do Tricolor das Laranjeiras.

No Campeonato Brasileiro, no entanto, o Goiás vive mau momento. A equipe começa a se aproximar da zona de rebaixamento após cinco derrotas seguidas na competição. Para completar, não terá Bruno Mineiro, vetado pelo departamento médico, e Samuel, impedido por questões contratuais, já que pertence ao Fluminense.

“Temos que mudar a chave para a Copa Sul-Americana, é uma competição importante para nós e teremos uma partida difícil contra o Fluminense na quinta. Depois disso voltamos a pensar no Brasileiro”, argumentou o atacante Erick.

FLUMINENSE X GOIÁS

Data/hora: 28/08/2014, às 18h00 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Enrique Cáceres Villafane (Paraguai)
Auxiliares: Rodney Aquino e Milciades Saldivar.

Fluminense
Kléver; Bruno, Henrique, Elivélton e Chiquinho; Valencia, Jean, Cícero e Conca; Rafael Sóbis e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Goiás
Renan; Moisés, Jackson, Felipe Macedo e Léo Veloso; Rodrigo (Valmir Lucas), David, Thiago Mendes, Tiago Real e Esquerdinha; Erick
Técnico: Ricardo Drubscky