Topo

Não foi só racismo. Gremistas são pegos por arremesso de celular e invasão

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2014 23h57

Não foram somente os atos de racismo que mancharam o comportamento da torcida do Grêmio no duelo contra o Santos, nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil. Dois torcedores foram punidos por fatos isolados e igualmente errados. Um por tentar invadir o campo e outro por arremessar um celular no gramado.

Pela tentativa de invasão, o torcedor, que foi detido por seguranças, está proibido de comparecer em partidas pelos próximos 10 jogos do Grêmio como mandante. Ele foi encaminhado ao Jecrim [Juizado Especial Criminal], onde recebeu a pena.

Já pelo arremesso de um celular no campo de jogo, durante a comemoração de Robinho, no segundo gol do Santos, o torcedor, também identificado pelo sistema de câmeras da Arena, foi punido com o veto de ir a jogos oficiais pelos próximos 30 dias.

O Grêmio, com a identificação dos aficionados, reduz a chance de punição por tais ocorrências. No entanto, os atos de racismo registrados por imagem ainda podem custar caro ao clube.

Outro ponto que pode dar problemas ao Grêmio é a conduta do técnico Luiz Felipe Scolari. O comandante foi expulso no intervalo ao xingar o árbitro Wilton Pereira Sampaio.

Em campo, o Santos venceu por 2 a 0 e abriu vantagem nas oitavas de final da Copa do Brasil.