Topo

Santos aposta em Robinho para quebrar jejum como visitante pós-Copa

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

28/08/2014 11h00

O Santos aposta no retorno do atacante Robinho para quebrar um jejum de cinco jogos consecutivos sem vitória como visitante. O clube paulista ainda não venceu fora de casa após a Copa do Mundo de 2014. A última vitória longe da Vila Belmiro ocorreu no dia 30 de maio, quando a equipe santista derrotou o Bahia por 2 a 0 em Feira de Santana.

Depois disso, foram cinco jogos e cinco derrotas. Quatro delas pelo Campeonato Brasileiro – Fluminense (0 a 1), Internacional (0 a 1), Cruzeiro (0 a 3) e São Paulo (1 a 2). Nesse período, o time B do Santos ainda foi derrotado para o Londrina por 2 a 1, em duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

Agora, o Santos acredita que o reforço de Robinho pode trazer a primeira vitória santista pós-Copa no duelo desta quinta-feira, diante do Grêmio, às 20h (de Brasília), na Arena Grêmio, em Porto Alegre, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

“Será um fator muito positivo para a gente. Temos jogadores de qualidade além dele (Robinho) para fazer esse gol tão importante que a gente precisa”, afirmou o goleiro Aranha.

“Acredito que no período após a Copa as equipes se prepararam bem. Quando o time joga em casa, carrega o peso de tomar a iniciativa. Às vezes, em Santos levamos essa vantagem, porque a outra equipe não vem para cima e temos de buscar o resultado”, completou.

Robinho sabe da importância de uma vitória fora de casa. O camisa 7, campeão da Copa do Brasil de 2010 pelo Santos, lembrou que o time de Neymar e companhia conquistou o título por causa dos bons resultados conquistados como visitante na ocasião.

“É muito importante. O Santos, apesar de saber que vai enfrentar um grande time, tem que jogar para o ataque. Copa do Brasil o gol fora é importante, mas precisa marcar bem, são jogadores perigosos, quando ganhamos a Copa do Brasil fizemos grandes jogos fora de casa”, disse.

Robinho será a principal novidade do Santos no duelo contra o Grêmio. O atacante, que desfalcou o time no clássico contra o São Paulo no último domingo por causa de um estiramento muscular, treinou entre os titulares na vaga de Leandro Damião e deve iniciar o jogo.

Damião, que foi titular nos últimos cinco jogos do Santos e quebrou um jejum de dez partidas sem marcar um gol na semana passada, voltou a jogar mal no último final de semana e ficará como opção no banco de reservas.

O Santos enfrenta o Grêmio com a seguinte formação: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Robinho e Gabriel Barbosa.