Topo

Zé Roberto se diz indignado com caso de racismo: "Tem que ser punido"

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2014 22h58

O meia Zé Roberto, do Grêmio, se mostrou indignado com os atos racistas revelados pelo goleiro Aranha, do Santos, no duelo desta quinta-feira. Em defesa do colega de profissão, o lateral esquerdo do clube gaúcho pediu punição a quem teria chamado o camisa 1 de macaco.

"É lamentável. No século 21, passar por isso, independente de quem seja, só tenho a lamentar. Aconteceu com um torcedor da nossa equipe contra um adversário. Se foi claro, e há imagem, tem que haver punição. Vivemos em um país racista. O Brasil é um país que infelizmente tem muito disso. Como se sabe quem é, tem que haver punição. Às vezes, numa situação como esta, o clube é punido. E não tem nada a ver. É um torcedor. O clube pode ser punido, sendo que que tem que ser punido é quem teve este ato de racismo", afirmou o jogador.

O relato de Aranha foi muito forte. Segundo o goleiro, ele foi chamado de macaco entre outras ofensas racistas por torcedores que estavam nas arquibancadas da Arena do Grêmio. Imagens de televisão comprovam tal versão.

"Nunca passei por isso nem espero passar. Não quero falar muito porque fico indignado", disparou Zé.

Em campo, o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Santos em casa e vive situação complicada na Copa do Brasil. O time gaúcho precisa vencer por dois gols, desde que marque mais de dois como visitante, ou mais para avançar às quartas de final do torneio.

O duelo de volta será na próxima quarta-feira. Antes, o Grêmio pega o Bahia, na Arena, pelo Brasileirão.