Topo

Grêmio pede desculpas formais e promete punir todos envolvidos em racismo

Marinho Saldanha

Do UOl, em Porto Alegre

29/08/2014 16h45

O presidente do Grêmio, Fábio Koff, convocou uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira para se manifestar sobre as atitudes racistas de alguns torcedores durante a derrota para o Santos na noite de quinta-feira. O mandatário aproveitou o contato com a imprensa para pedir desculpas formais para o goleiro Aranha, que foi chamado de 'macaco', e ainda prometeu encontrar todos os envolvidos.

"Eu tentei contato com o presidente do Santos ainda ontem, só consegui hoje. E o Santos entende, como o Grêmio, que o ocorrido é descabido. Da mesma forma, ontem, queria entrar em contato com o atleta. E não pude pois aquela área estava  conflagrada. Mas pedi ao presidente do Santos e peço aqui desculpas formais para o atleta Aranha", disse Koff.

O clube trabalha para identificar e punir os responsáveis. Cerca de 10 pessoas já foram identificadas, cinco deles cometendo atos racistas, sendo dois sócios. Uma das pessoas identificadas, Patrícia Moreira, era sócia do clube e foi excluída. E a promessa é de encontrar todos os participantes do ato de racismo.

"O estádio dispõe de meios de identificação por imagem. São suficientes para encontrar os responsáveis pelos atos. O Grêmio fará todo  o possível para ajudar as autoridades policiais na responsabilização pelos atos que cometeram. É uma instituição de 111 anos. Não aceitamos generalização. Não foi o Grêmio ou a torcida. E sim, uma parte de torcedores que serão identificados", afirmou Koff.

O goleiro do Santos, Aranha, deixou Porto Alegre se mostrando entristecido com o fato. Ele registrou Boletim de Ocorrência e disse que espera que a lei seja cumprida.

O Grêmio já encaminhou imagens para os órgãos responsáveis pela segurança e promete colaborar na punição dos envolvidos.