Topo

Santos absolve Grêmio e promete acionar Justiça contra racistas

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

29/08/2014 06h00

A diretoria do Santos isentou o Grêmio de possíveis punições, mas prometeu acionar a Justiça para punir os torcedores que protagonizaram atos de racismo contra o goleiro Aranha no duelo entre paulistas e gaúchos nesta quinta-feira, na Arena Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Imagens da rede de televisão ESPN deixam bem claro as ofensas com gestos e palavras contra o camisa 1, que reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, mas não viu nada ser relatado em súmula.

“Dentro do vestiário estávamos muito tristes, indignados com a atitude dessa torcedora, que não cabe mais no futebol, no mundo ou na vida. Está detectada a pessoa, vi as imagens, eu mesmo assisti, e acho que essa pessoa vai ter que responder sobre essa atitude racista dela. E o Aranha tem total apoio nosso, o Santos é totalmente contra essa atitude. Sobre alguma atitude que o Santos vá tomar, nesse momento não tenho como falar, isso é uma coisa mais jurídica. Não temos nada contra o Grêmio, essa torcedora que vai ter que responder”, afirmou o gerente de futebol, Zinho.

Já o presidente Odílio Rodrigues prometeu acionar a Justiça e espera que seja tomada providencia contra os torcedores flagrados pelas câmeras de televisão. O dirigente também isentou o Grêmio dos atos raciais e, inclusive, lembrou que os prováveis acusados não se preocupam com as punições concedidas aos clubes nesses casos.  

“Esperamos que os tribunais se manifestem. O Santos vai pedir medidas cabíveis e que sejam tomadas. Punir o clube é mais fácil, mas esse tipo de torcedor não se sensibiliza se o clube for punido. Vamos manifestar toda solidariedade ao Aranha e vamos repudiar junto a mídia e autoridades desportivas sobre esse ato. Vamos separar isso do Grêmio. Não podemos generalizar. Essas pessoas têm que ser identificadas e punidas no rigor da lei. O Santos vai lamentar nos tribunais, na mídia...”, disse o presidente santista à Rádio Globo.  

“É um bando de torcedores e uma torcedora, aparece uma leitura labial perfeita, do termo macaco. Tivemos uma conversa com o pessoal da comunicação. Vamos falar com o pessoal do jurídico. Vamos pedir manifestação dos tribunais. E que busquem a punição dessas pessoas”, completou.

Além das imagens da ESPN Brasil, o Grêmio ressalta que as devidas providências para identificar os responsáveis pelos atos serão tomadas junto com a administração da Arena, que comanda a central de armazenamento de imagens obtidas pelas câmeras de segurança.

O goleiro Aranha deixou o gramado revoltado com os torcedores que imitaram macaco para provocá-lo durante o jogo na Arena Grêmio. No entanto, o camisa 1 não quis conceder entrevista coletiva sobre o caso antes de deixar o estádio. Aranha também não fez o Boletim de Ocorrência.

"Da outra vez que a gente veio jogar, estava passando campanha contra o racismo no telão, não é por acaso. Eu estava no gol, xingar, pegar no pé, normal. Chamaram-me de preto fedido, cambada de preto. Começou aquele corinho de macaco. Eu pedi para o cinegrafista filmar, mas já tinham feito. Eu fico p..., desculpe o palavrão. Dói, dói. Quando me chamaram de preto, eu disso que sou preto sim, sou negão sim. Sempre tem alguns racistas aqui no meio. Está dado o recado para ficar esperto para a próxima partida. Hoje tem leis, mas no futebol o torcedor usa de várias maneiras de desestabilizar os jogadores", afirmou Aranha na saída do gramado.

O Santos realizará um treino pela manhã no CT Grêmio na manhã desta sexta-feira e não retornará ao litoral paulista. A delegação santista deixa Porto Alegre após o almoço e viaja para o Rio de Janeiro, onde a equipe santista enfrenta o Botafogo-RJ neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Maracanã, em duelo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.