Topo

Grêmio lembra ídolos negros e faz campanha por 'basta' no racismo

Do UOL, em Porto Alegre

30/08/2014 12h08

O Grêmio está decidido a terminar com os focos de racismo na torcida. Após os xingamentos contra o goleiro Aranha, o clube retomou campanha solicitando o fim de tais atitudes dos torcedores. Neste sábado, um vídeo lembrando ídolos negros foi divulgado no canal oficial do clube no Youtube.

'Chega: Nossa história é tricolor' é o título do material. No vídeo, que tem duração inferior a dois minutos, fotos de ídolos negros do clube com gols, narrações e momentos de títulos são lembrados.

"Nossa história centenária foi construída por pessoas. De todas as cores. Temos orgulho dessa história. Somos azuis. Somos pretos. Somos brancos. Chega. O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é contra qualquer discriminação", são as frases expostas no vídeo.

Entre os ídolos: Denner, Zé Roberto, Paulo César Tinga, o autor do hino Tricolor, Lupicínio Rodriguez, o lateral Everaldo, homenageado com uma estrela na bandeira, entre outros. Ronaldinho Gaúcho, por outro lado, não aparece. Cria da base gremista, ele não é considerado ídolo pela maneiras que se desligou do clube e pela recusa ao retornar quando preferiu o Flamengo.

Ações contra o racismo continuam

Além do vídeo gremista, que será exposto nos telões da Arena antes do jogo contra o Bahia, domingo, pelo Brasileirão, os torcedores reforçam o objetivo de tirar o termo 'macaco' de seus cânticos. O primeiro passo foi dado pela torcida organizada Jovem, que informou através de seu perfil oficial no Twitter que trocará o termo por 'colorado' nas músicas entoadas em jogos.

A conscientização visa evitar momentos tristes como o ocorrido com o goleiro Aranha, do Santos, na última quinta-feira. O camisa 1 santista foi chamado de 'macaco' e 'preto fedido' por alguns torcedores no duelo entre as duas equipes pela Copa do Brasil.

O clube rapidamente identificou e puniu os responsáveis, porém não escapará de julgamento no STJD. Tanto que o Tribunal suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, que ocorreria na próxima quarta, até que todas as instâncias legais sejam vencidas no caso. O Grêmio pode perder de 5 a 10 mandos de campo, pagar multa ou até ser excluído da competição.